Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto Madeira: ITAMARATY REJEITA COMISSÃO BINACIONAL


O jornal "Valor Econômico", na edição desta terça-feira publica matéria informando que o Ministério das Relações Exteriores deve recusar o pedido da Bolívia para a criação de uma comissão binacional para discutir o "complexo Madeira" com o país vizinho.

De acordo com o jornal, nos próximos dias o Itamaraty deverá enviar oficialmente uma carta-resposta ao chanceler boliviano David Choquehuanca que manifestou formalmente "preocupação"com os possíveis impactos fluviais a partir da construção das usinas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia.

A notícia informa ainda que "o Brasil assumirá compromisso de total transparência na análise ambiental das hidrelétricas". A informação repete dados da nota técnica publicada na Imprensa local e nacional no último final de semana em que é explicado que reservatório de Jirau começará a cerca de 40 quilômetros da foz do rio Abunã, fronteira com a Bolívia, ressaltando que o complexo está em território brasileiro e não há prova, por enquanto, de que ameace o lado boliviano.

Diplomatas e funcionários dos ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia – prossegue a notícia – se reuniram nesta segunda-feira, por quase duas horas, com técnicos da Odebrecht e de Furnas, o consórcio responsável pela elaboração dos estudos ambientais e de viabilidade das hidrelétricas. As duas empresas garantiram que não haverá interferência ambiental do outro lado da fronteira. O Itamaraty lembra que o processo de licenciamento está sob cuidados do Ibama e manterá La Paz informada.

O jornal informa ainda que o Ibama deverá finalizar  o licenciamento prévio das usinas – etapa que atesta a viabilidade ou não do empreendimento – entre o final de janeiro e fevereiro de 2007. Os funcionários dos ministérios de Minas e Energia, por sua vez, comunicaram a intenção de licitar o complexo Madeira em duas fases: no primeiro trimestre de 2007 irá a leilão a usina de Santo Antônio. Jirau deverá ser licitada só no segundo semestre.

HISTÓRICO

O "Valor Econômico" detalha que em dezembro de 2004, a chancelaria boliviana havia feito o primeiro pedido de formação de comissão bilateral para estudar os projetos relativos ao Madeira. Na época, estudava-se também a construção de mais duas usinas: uma binacional, na fronteira entre os dois países, e outra do lado boliviano – Cachuela Esperanza, com 600 megawatts de capacidade. Havia ainda um projeto de duas eclusas nas usinas de Santo Antônio e Jirau, o que permitiria à Bolívia uma saída para o Atlântico pelo rio Amazonas.

Esses projetos paralelos – informa o jornal – não foram levados adiante, porém, e os estudos se concentraram nas duas hidrelétricas de Rondônia. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do complexo prevê ajustes para evitar impacto no país vizinho. Por exemplo, a cota do reservatório será variável, para que o excesso de água acumulada nas represas durante o período de cheia não eleve o nível dos rios do outro lado da fronteira. Mesmo assim, ONGs da Bolívia pediram intervenção do governo de Evo Morales.

Finalizando, a matéria conclui informando que "fontes do Itamaraty garantiram que a carta de Choquehuanca, a ser enviada nos próximos dias, reforçará a garantia de acesso, para os bolivianos, a qualquer informação recebida pelo Ibama. Se o órgão ambiental prever qualquer impacto sobre a Bolívia, o assunto poderá ser rediscutido e até criada uma comissão bilateral.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)