Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 - 14h32
Quando foi idealizado por Miriam Saldaña, chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, o Projeto Eu Quero visava dar aos jovens em vulnerabilidade social, mulheres em busca de independência financeira e detentores do bolsa família a oportunidade de participar de cursos de qualificação para facilitar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. O objetivo era qualificar 1075 jovens. Na primeira etapa do projeto foram qualificados 537 alunos, destes 141 já estão inseridos no mercado de trabalho.
Na noite de terça-feira (13/12), na quadra da Associação São Tiago Maior, aconteceu a formatura de alunos que participaram de 19 diferentes cursos como, pedreiro, jardineiro, montagem e manutenção de computadores, garçom, técnico em elétrica, cabeleireira e escovista, entre outros.
Miriam Saldaña avaliou o projeto como “positivo, pois várias ações desenvolvidas durante as duas etapas hoje já se transformaram em políticas públicas que norteiam os trabalhos na recém inaugurada Casa da Juventude”.
A elaboração e execução do projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), e ainda as Coordenadoria da Juventude e Políticas Públicas para Mulheres, com apoio da Santo Antônio Energia.Jorge Viana de 65 anos fez o curso de jardinagem. Para ele uma oportunidade que apareceu em boa hora. “Com o trabalho chegando vou complementar a renda da família”, disse.
Ângela Maria, que já foi cabeleireira, resolveu dar uma nova guinada na carreira profissional. Trocou secadores e tesouras pelo curso de técnica em eletricidade. Feliz ela conta que seu sonho era poder usufruir um dia no salão, como as mulheres que ela atendia. “Com esta nova profissão vou ter uma carga de trabalho diferenciada e poderei inclusive aproveitar um sábado arrumando os meus cabelos”, declara sorrindo.
Durante sua fala padre Enzo agradeceu aos seus colaboradores e fez uma oração pedindo bênçãos e prosperidade a todos os alunos do projeto Eu Quero. O prefeito Roberto Sobrinho anunciou durante a formatura que em 2012 vai trazer para Porto Velho cursos ainda não existentes aqui na Capital. “Será uma forma de oferecer ao mercado de trabalho mão de obra daqui, sem a necessidade de trazer de fora do Estado”, declarou.
Miriam Saldaña enfatizou a criação do Selo Empresa Cidadã que é concedido às empresas que empregam os profissionais oriundos do Projeto Eu Quero Renda e Cidadania. Na noite desta quarta-feira acontece a formatura dos alunos de Jacy Paraná, com a presença do Prefeito Roberto Sobrinho e da Chefe de Gabinete e idealizadora do Projeto.
Fonte: Édina Silva
Foto: Frank Néry
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar