Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 11h46
Ao som de músicas animadas, do projeto Show Mulher, propiciado pela Fundação Cultural Iaripuna, em Jacy-Paraná, na noite desta quarta-feira, 14/12, a prefeitura de Porto Velho comemorou a formatura de mais 150 alunos do projeto “Eu Quero, Trabalho, Renda e Cidadania”, idealizado pela chefe de gabinete do prefeito, Miriam Saldaña, com a parceria da Santo Antonio Energia, das secretarias municipais de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e de Assistência Social (Semas) e das coordenadorias municipais de Mulheres e da Juventude.
Estavam presentes à cerimônia, Miriam Saldaña, representando o prefeito Roberto Sobrinho, que não pode participar pois se encontrava em Brasília para a assinatura da segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida; a secretária Benedita Nascimento; Léo Félix da Associação São Tiago; o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude Samuel Pessoa; o vereador Jurandir Bengala; Luciano Balero, representando o secretário de Programas Especiais, Pedro Beber e a analista ambiental Ana Paula Azzi, representando a empresa Santo Antônio Energia.
Miriam Saldaña fez questão em nominar cada parceiro do projeto e sua contribuição. Para ela o reconhecimento de um trabalho, que como seu próprio nome diz, está levando a centenas de pessoas: “Trabalho, Renda e Cidadania”. Ela falou do apoio e empenho de cada um, que resultou em mais uma etapa cumprida, com sucesso. “Tivemos pouca desistência, o que demonstra que esta, que era uma reivindicação da população de Jacy, está sendo atendida. As pessoas querem ter uma profissão, ajudar na renda da família. Vemos aqui que as mulheres estão dando grandes exemplos. Vemos muitas delas escolherem cursos como o de eletricista e de mecânica, que para elas não tem impedimento algum, mas sim uma opção de profissionalização. Isto nos orgulha, pois o objetivo do projeto Eu Quero é garantir a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, garantir que tenham uma renda, que possam sustentar suas famílias com dignidade, que tenham uma profissão. E isto está acontecendo. Este foi um compromisso assumido pelo nosso prefeito Roberto Sobrinho e que toda sua equipe está empenhada, juntamente com ele, para cumprir”, declarou.
Miriam falou ainda do apoio irrestrito da Santo Antonio Energia, financiadora do projeto. “Temos boas ideias, uma equipe técnica maravilhosa, mas se não tiver quem financie, não levamos para frente. E a Santo Antonio tem sido uma grande parceira, tem colaborado com nossas propostas que tem beneficiado centenas de famílias. É uma contribuição que fará a diferença na vida de todas estas pessoas”, disse.
O Projeto “Eu Quero – Trabalho, Renda e Cidadania”, da prefeitura de Porto Velho visa a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das famílias inseridas no cadastro único da assistência social, com prioridade para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, tanto em Jacy quanto na zona Leste da Capital. Ao todo, o “Eu Quero” oferece 27 cursos totalmente gratuitos para Porto Velho e Jacy Paraná, sendo que neste último são dez cursos, dentre eles, manutenção em microcomputadores, DJ, eletricista, auxiliar de escritório, recepcionista, atendente/vendedor, corte e costura, cabeleireiro, secretária e instalador de som automotivo.
Vitória
O coordenador Samuel Pessoa lembrou dos obstáculos que muitas vezes fazem os cursistas desistirem e parabenizou a todos que não esmoreceram e conseguiram concluir a capacitação. “Este projeto mostra que as políticas públicas estão chegando às pessoas que realmente precisam. E todos vocês que conseguiram chegar até aqui, são verdadeiros vitoriosos e este é apenas o começo do sucesso”, disse.
A secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, destacou o trabalho da administração municipal nos distritos. “Porto Velho é uma cidade muito grande e nos últimos anos a demanda cresceu em todas as áreas. Os distritos também estão em pleno desenvolvimento e a gente pode comprovar que os benefícios estão chegando. Este projeto é um exemplo. Aqui em Jacy-Paraná, onde temos a maior prova de crescimento populacional, e de aumento nas demandas, devido a construção das Usinas, a prefeitura tem se feito presente. Centenas de pessoas, entre jovens e adultos estão tendo a oportunidade de terem uma profissão e de serem qualificadas para o mercado de trabalho. Além disso os jovens estão ocupando o seu tempo de maneira mais saudável e que vai lhe oportunizar em breve o primeiro emprego. Isto são políticas públicas e inclusão social”, disse Benedita.
O vice-presidente da Associação São Tiago, Léo Félix, reforçou sobre a importância desta qualificação. “Será uma oportunidade de se profissionalizar e ter uma renda. Por exemplo, que fez o curso de corte de cabelos, de corte e costura e eletricista já pode a partir de hoje prestar serviços e ter uma renda extra, com o tempo vocês podem se tornar microempreendedores e muito mais”, comentou.
O vereador do distrito, Jurandir Bengala (PT) parabenizou todos os formandos e destacou o esforço da prefeitura em atender as localidades distantes do centro urbano de Porto Velho. “Esta administração vai deixar sua marca registrada em Jacy pelos muitos benefícios que aqui chegaram, seja na educação, saúde e na qualificação profissional. Só temos a agradecer e pedir que todos vocês agarrem essa oportunidade e não parem por aqui. Que possam montar seu próprio negócio, continuar os estudos, fazer outros cursos e aproveitar as oportunidades que o poder público está dando”, disse.
Cores e Brilhos
Em meio aos discursos, uma pausa para o desfile das formandas do curso de corte e costura, vestidas com peças produzidas por elas mesmas. Com cores, brilhos e sorriso no rosto as novas costureiras posaram para fotos, felizes com a nova etapa de suas vidas. Etapa esta lembrada pela analista ambiental Ana Paula Azzi, que na oportunidade representou a empresa Santo Antônio Energia. “Este é apenas o começo de uma história de sucesso para todos vocês. A partir de agora as portas começam a se abrir. Esta é a chance de ter uma melhor renda e a tão sonhada profissão. E a Santo Antônio tem muito orgulho de fazer parte deste projeto e de ter oportunizado que esta hora pudesse chegar. Parabéns a vocês que concluíram o curso que escolheram e que acreditaram nesta iniciativa da prefeitura”, comemorou.
A turma do curso de instalador de som automotivo foi a mais aplaudida. Isso porque além de serem capacitados para a instalação, os alunos também sabem montar as caixas de som. Fizeram toda uma capacitação em marcenaria. Algumas das caixas foram expostas durante a formatura. O aluno Hélio Pedro ganhou uma de presente, por ter sido o aluno de maior média, durante todo o curso. Ao final todos puderam saborear um delicioso lanche em forma de confraternização.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Quintela
Surgem especulações que Sérgio Gonçalves pode ser indicado para TCE. Ele rejeita esta possibilidade
Veja a reportagem:
Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade
Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr
A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es
Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner