Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008 - 09h34
Projeto do Instituto de Pesquisas de Patologia e Doenças Tropicais a ser implantado em Rondônia é de autoria de Oscar Niemeyer
O estado de Rondônia deverá ganhar ainda este ano uma sede para o Instituto de Pesquisas de Patologia e Doenças Tropicais, presidido pelo professor e pesquisador, Hildebrando Pereira. A informação foi prestada pela deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO) após participar esta semana de uma audiência com o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, juntamente com o reitor da Universidade Federal de Rondônia, professor Januário Amaral.
Na audiência, a deputada e o reitor reivindicaram o apoio para que o governo federal faça a doação de um terreno para a construção do instituto que desenvolve pesquisas visando o combate à malária, febre amarela e outras doenças tropicais. O projeto arquitetônico da obra foi doado por Oscar Niemeyer.
A audiência com o secretário Gerson Penna foi marcada pela deputada Marinha depois que ela e o senador Valdir Raupp foram procurados pelo reitor da Universidade Federal para viabilizar o apoio à construção do instituto, em Porto Velho, que atuará em parceria com as demais universidades da região norte.
A deputada e o reitor reconheceram a importância do Instituto para o estado, a região amazônica e o Brasil, nas áreas de pesquisa e prevenção de doenças tropicais, que nos últimos anos, têm ressurgido com bastante intensidade em várias regiões, a exemplo da norte. Essa parceria com o pesquisador Hildebrando Pereira que tem inúmeros trabalhos publicados na área significa um avanço na saúde pública de Rondônia, disse o reitor da UNIR, professor Amaral.
Uma outra solicitação apresentada na audiência refere-se a implantação de cursos de mestrado nas áreas de vigilância sanitária e meio-ambiente.A proposta da universidade é capacitar quadros técnicos para os casos de malária e outras doenças tropicais existentes na região, frisou o reitor.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)