Quarta-feira, 20 de abril de 2011 - 13h20
Seguindo a linha de estimular a interdisciplinaridade e sociabilizar o ambiente escolar com os pais de alunos e a comunidade, a Escola Estadual Fernando Souza de Paula, no município de Espigão do Oeste, está desenvolvendo projetos importantes, visando atender orientações que estão sendo encaminhadas pela nova gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Um dos objetivos do projeto Ciranda da Leitura, da Escola Fernando Souza de Paula foi formar uma corrente de leitores dentro e fora do ambiente da escola. A primeira orientação aos alunos foi escolher um livro e ler, depois, passar para alguém da família, para um colega de sala, para alguém da família e por último, para alguém da comunidade.
O envolvimento da família foi algo motivador para todos, pois os alunos leram com o pai, outros com a mãe, com os avós e quem não conseguiu um parente próximo que se identificasse com a leitura, leu com um primo, prima ou com os colegas da escola e todos vão sendo envolvidos no projeto.
Uma das professoras coordenadora do projeto, Maria Cirlei relata que uma vez por semana, em forma de seminário, os alunos relatam a maneira como esta acontecendo à leitura em família, contam da experiência da leitura individual, apresentam as pessoas com quem dividiram a leitura do livro e depois repassam o livro para outras pessoas, compartilhando assim o gosto pela leitura.
“Muitos pais vem relatando a importância de participar da aprendizagem dos filhos e ter a oportunidade de aprender junto, pois é um desafio, pois, além de não terem o hábito da leitura, são levados a dispor parte do tempo para ler e entender o que estava sendo lido pelos filhos”, disse a professora Cirlei.
O destaque da escola foi o incentivo à leitura de toda a comunidade escolar e a formação da corrente de leitores aproximando 160 pessoas. Os livros apresentados pelos alunos aumentaram a procura na biblioteca e muitas pessoas que não tinham o hábito da leitura, agora são novos leitores.
Fonte: Decom
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e