Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Lei do senador Acir traz melhoria para o transporte público



Com experiência de mais de duas décadas trabalhando no setor de transportes, o Senador Acir Gurgaz apresentou Projeto de Lei, Nº 221, de 2010 que visa alterar a Lei nº 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, responsável pelas definições acerca do transporte público coletivo de passageiros.

O projeto inclui uma série de medidas que tem como objetivo agilizar e tornar mais seguro o sistema de transporte coletivo nacional. Segundo o senador, com a redução da carga tributária incidente sobre os automóveis e motocicletas e as facilidades de obtenção de crédito e prazos longos de financiamento para sua aquisição resultou no aumento da frota de veículos circulante no país, totalizando 28 milhões de veículos e 7 milhões de motocicletas.

De acordo com o parlamentar, isso gerou um acrescimento de veículos transitando nas cidades, mas em contrapartida cidades não evoluíram e suas vias urbanas permanecem as mesmas para atender este aumento significativo de automóveis. “Este caos urbano instalado prejudica toda sociedade, inclusive aqueles que utilizam o sistema de transporte público. As leis tornaram-se brandas demais e o desrespeito virou palavra de ordem”, afirma.

O senador Acir Gurgacz acrescenta ainda que dentro desse cenário de irregularidades e falta de fiscalização, cresceu a oferta de transporte clandestino. “São meios inseguros, irregulares, foras da lei, mais preocupados em auferir um lucro fácil, contratam motoristas que não possuem o treinamento necessário para realizar o transporte coletivo de pessoas até a utilização de veículos com licenciamento adulterado”, explica o senador.

Outra preocupação de Acir Gurgacz é que o Brasil precisa adotar medidas para melhorar o trânsito nas cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014, principalmente priorizando os serviços de transporte publico urbano, visando atender as exigências internacionais para realização do evento.

O Projeto de Lei visa o aperfeiçoamento da legislação sobre o tema, adequando melhor o poder público responsável pelo trânsito na fiscalização, mediante o estabelecimento de penalidades e medidas de maior impacto contra os infratores, além de garantir uma melhor qualidade de vida para todos os brasileiros, principalmente os residentes nas cidades.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)