Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Lei do senador Acir traz melhoria para o transporte público



Com experiência de mais de duas décadas trabalhando no setor de transportes, o Senador Acir Gurgaz apresentou Projeto de Lei, Nº 221, de 2010 que visa alterar a Lei nº 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, responsável pelas definições acerca do transporte público coletivo de passageiros.

O projeto inclui uma série de medidas que tem como objetivo agilizar e tornar mais seguro o sistema de transporte coletivo nacional. Segundo o senador, com a redução da carga tributária incidente sobre os automóveis e motocicletas e as facilidades de obtenção de crédito e prazos longos de financiamento para sua aquisição resultou no aumento da frota de veículos circulante no país, totalizando 28 milhões de veículos e 7 milhões de motocicletas.

De acordo com o parlamentar, isso gerou um acrescimento de veículos transitando nas cidades, mas em contrapartida cidades não evoluíram e suas vias urbanas permanecem as mesmas para atender este aumento significativo de automóveis. “Este caos urbano instalado prejudica toda sociedade, inclusive aqueles que utilizam o sistema de transporte público. As leis tornaram-se brandas demais e o desrespeito virou palavra de ordem”, afirma.

O senador Acir Gurgacz acrescenta ainda que dentro desse cenário de irregularidades e falta de fiscalização, cresceu a oferta de transporte clandestino. “São meios inseguros, irregulares, foras da lei, mais preocupados em auferir um lucro fácil, contratam motoristas que não possuem o treinamento necessário para realizar o transporte coletivo de pessoas até a utilização de veículos com licenciamento adulterado”, explica o senador.

Outra preocupação de Acir Gurgacz é que o Brasil precisa adotar medidas para melhorar o trânsito nas cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014, principalmente priorizando os serviços de transporte publico urbano, visando atender as exigências internacionais para realização do evento.

O Projeto de Lei visa o aperfeiçoamento da legislação sobre o tema, adequando melhor o poder público responsável pelo trânsito na fiscalização, mediante o estabelecimento de penalidades e medidas de maior impacto contra os infratores, além de garantir uma melhor qualidade de vida para todos os brasileiros, principalmente os residentes nas cidades.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)