Terça-feira, 22 de maio de 2007 - 19h46
Projeto da deputada Daniela Amorim (PTB) torna obrigatório a emissão de nota fiscal, em oficina de desmonte, sucata e ferro velho, no ato da compra de fios, arames, peças, tubos, tampos e outros itens feitos de aço, cobre, alumínio, zinco, ferro e outros metais, como forma de evitar os constantes furtos e danificações as redes de transmissão de energia e telecomunicações no Estado.
Segundo levantamento apresentado pela deputada, só no ano passado, mais de R$ 10 milhões foram gastos com reposição de material furtado de 12 empresas de eletricidade e, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dois anos, o material furtado, em metragem, seria suficiente para ir e voltar de Porto Alegre (RS) a Belém (PA), ou o equivalente a duas toneladas de cobre.
Uma das operadoras de telefonia em Rondônia, a BrasilTelecom, segundo a parlamentar, teve 16.200 quilos de fios e cabos de cobre furtados só no ano passado, um prejuízo, para recuperação de cerca de R$ 250 mil.
Por essa razão, explica Daniela Amorim, está apresentando à Assembléia Legislativa mecanismos que diminua os prejuízos financeiros e sociais, uma vez que os serviços públicos são interrompidos em decorrência dos furtos, e conseqüentemente, os gastos com a força policial na realização de policiamento ostensivo e investigativo para coibir o furto.
O descumprimento das novas normas, prevê multa de dez mil unidades de referência, interdição do estabelecimento por 90 dias, apreensão do material e até cessão do alvará de funcionamento.
Na emissão da nota, terá que constar o cadastro no CNPJ, se pessoa jurídica, e CPF, física, endereço, descrição do material adquirido, e os desmontes serão obrigados a manter cadastro atualizado de fornecedores. Segundo a deputada, esses mecanismos já foram adotados pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e em alguns municípios paulistas.
Fonte: Yodon Guedes
Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB) as duas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta segun
Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19
Nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Ismael Crispin (PSB) votou favorável ao projeto de autoria do
Na última terça-feira (12) foi sancionada pelo Governo de Rondônia e publicada no Diário Oficial, a Lei Nº 4.939, de autoria do Deputado Estadual Al
Cirone Deiró defende plano emergencial para o enfrentamento da Covid-19
Em reunião com o secretário de saúde do estado, Fernando Máximo e o chefe da casa civil, Júnior Gonçalves, o deputado Cirone Deiró cobrou a execução d