Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Daniela Amorim põe fim a furto de fios e cabos telefônicos


Projeto da deputada Daniela Amorim (PTB) torna obrigatório a emissão de nota fiscal, em oficina de desmonte, sucata e ferro velho, no ato da compra de fios, arames, peças, tubos, tampos e outros itens feitos de aço, cobre, alumínio, zinco, ferro e outros metais, como forma de evitar os constantes furtos e danificações as redes de transmissão de energia e telecomunicações no Estado.

Segundo levantamento apresentado pela deputada, só no ano passado, mais de R$ 10 milhões foram gastos com reposição de material furtado de 12 empresas de eletricidade e, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dois anos, o material furtado, em metragem, seria suficiente para ir e voltar de Porto Alegre (RS) a Belém (PA), ou o equivalente a duas toneladas de cobre.

Uma das operadoras de telefonia em Rondônia, a BrasilTelecom, segundo a parlamentar, teve 16.200 quilos de fios e cabos de cobre furtados só no ano passado, um prejuízo, para recuperação de cerca de R$ 250 mil.

Por essa razão, explica Daniela Amorim, está apresentando à Assembléia Legislativa mecanismos que diminua os prejuízos financeiros e sociais, uma vez que os serviços públicos são interrompidos em decorrência dos furtos, e conseqüentemente, os gastos com a força policial na realização de policiamento ostensivo e investigativo para coibir o furto.

O descumprimento das novas normas, prevê multa de dez mil unidades de referência, interdição do estabelecimento por 90 dias, apreensão do material e até cessão do alvará de funcionamento.

Na emissão da nota, terá que constar o cadastro no CNPJ, se pessoa jurídica, e CPF, física, endereço, descrição do material adquirido, e os desmontes serão obrigados a manter cadastro atualizado de fornecedores. Segundo a deputada, esses mecanismos já foram adotados pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e em alguns municípios paulistas.  
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)