Sábado, 11 de setembro de 2010 - 07h14
Todos atacam aos jovens infratores, mas não apresentam solução. Pregam a redução da maioridade penal para punir como adultos jovens delinquentes. Tem gente que prega até PENA DE MORTE! Todos errados. Não se combate a violência praticada por menores de 18 anos com mais violência. Não se ressocializam jovens infratores colocando-os atrás das grades. Não se recupera jovens cometendo mais injustiças.
As causas da violência juvenil estão lá atrás. É preciso fazer esta reflexão. O jovem não é delinquente porque quer. Faltou-lhe oportunidade e sobrou injustiça. A raiz do problema está na família desestruturada pelo desemprego, alcoolismo e falta de qualificação profissional. Também está na omissão das autoridades públicas, dos políticos e do empresariado. Enfim, a culpa é da sociedade que em vez de ajudar, colabora ainda mais para a violência.
É preciso trazer o jovem de volta ao convívio da sociedade através de projetos que o leve ao caminho do bem. Um destes projetos é o BRASIL 2014, de autoria do candidato a deputado federal Roberto Kuppê, que pretende apresentar na Câmara dos Deputados assim que assumir, se eleito for.
O Projeto Brasil 2014 vislumbra dotar aos mais de cinco mil municípios brasileiros de pelo menos 100 mil escolinhas de futebol, incluindo cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes e gerando mais de 1 milhão de novos empregos em todo o Brasil. Será a maior inclusão social do jovem através do futebol, além de ser uma grande ajuda às famílias carentes que não podem manter seus filhos nas escolas, muito menos inscreve-los em escolinhas de futebol.
Como esse projeto seria executado?
Através do Governo Federal e seus ministérios afins (Esportes, Educação, etc), o BRasil 2014 seria desenvolvido em parcerias com as prefeituras e escolas municipais e associações de bairros. Os recursos viriam 50% do Governo Federal e os outros 50% dos municípios que poderiam criar loterias municipais para ajudar a executar o projeto. É bem simples e perfeitamente fácil de executar. Basta eleger Roberto Kuppê a deputado federal em 3 de outubro de 2010.
Exemplo de superação
Exemplo de que o futebol é uma saída rápida e perfeitamente fácil para os jovens em estado de risco é o caso do jogador Erivelton Souza da silva, de 18 anos, morador do bairro Cidade Nova, zona sul de Porto Velho. Há três meses ninguém sabia quem era Erivelton. Menino pobre da periferia de Porto Velho, nunca tinha saído da região onde nasceu. Jogava bola desde criança em campo de terra batida, sem nenhuma estrutura. O bairro Cidade Nova é cercado por gangues que as vezes impediam Erivelton e seus amigos de jogarem no “Joboião”. Seu Raimundo, morador próximo ao campo, é o responsável pelo treinamento de Erivelton e mais 400 garotos pobres da região. Vendo que Erivelton é uma promessa, procurou o Ronald Lage, da R1 Sports que prontamente começou a treinar o garoto. Em junho de 2010, o jornalista e empresário Roberto Kuppê (RK Sports) viu o garoto treinando com o Ronald. Destacado pela força e velocidade, Erivelton chamou a atenção de RK que perguntou a Ronald quem era aquele jogador. Prontamente Ronald chamou Erivelton enquanto jogava, para conversar com RK que foi logo dizendo:”Você é muito bom. Dentro de duas semanas levo você para Presidente Prudente (SP)”. E foi feito em menos de duas semanas. No início de julho, Erivelton embarcaria num vôo da Gol de Porto Velho a Presidente Prudente onde lá permaneceu durante duas semanas. Em meados de julho, RK conseguiu um teste para Erivelton no Botafogo do Rio, que estava selecionando jogadores para a Copa Memphis de Futebol Sub-19 nos Estados Unidos. E Erivelton passou no teste! No dia 23 de agosto, Erivelton e a delegação do Botafogo do Rio sub-19 embarcaram para os Estados Unidos. Como todos sabem, o Botafogo sagrou-se campeão com um um gol de Erivelton, que foi chamado para jogar num time universitário de Memphis.
Fonte: Roberto Kuppe
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)