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Projeto ambiental da Escola Padre Chiquinho melhora aspecto do bairro Areal



Um projeto de educação ambiental, com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho, no Areal, pode servir de modelo para outros estabelecimentos da rede municipal de Porto Velho. Trata-se de um minucioso trabalho de pesquisa em que foi feito um mapeamento completo sobre a questão ambiental daquela área urbana, através do qual se descobriu que a escola está localizada entre igarapés e olhos d’água, mas que não há risco de desbarrancamento, pois o lençol freático facilita a circulação do manancial hídrico. 

Coordenado pela vice-diretora da escola, Domingas Luciene Feitosa, o estudo começa a dar os primeiros resultados. “Com esse trabalho, relacionado ao saneamento básico, achamos que houve uma evolução e maior conscientização dos moradores, pois hoje o bairro está bem mais cuidado e com uma aparência melhor”, destaca a técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entusiasmada com a receptividade do estudo. 

Escolhido por uma comissão de alto nível da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), o estudo “A Educação Ambiental no Contexto da Escola Municipal Padre Chiquinho e da Comunidade do Bairro Areal” foi apresentado durante o 2º Encontro de Educação Ambiental de Rondônia, no dia 5 de junho, na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná. 

De acordo com Domingas, o objetivo do trabalho foi analisar a relação da Escola Municipal Padre Chiquinho com a comunidade do bairro Areal, nos seus aspectos geográficos, sócio-econômicos e culturais diante da educação ambiental. “A fundamentação teórica está constituída de análises a respeito da educação presente na formação de educandos e educadores. Demonstram-se os princípios básicos da educação ambiental através das abordagens do conhecimento, da ética e da política como metodologia norteadora e formadora do ser humano”, observa a vice-diretora, ao destacar o empenho dos alunos em valorizar o Areal. 

A experiência inédita e, talvez, pioneira em todo o estado de Rondônia, revela que crianças e adolescentes, quando são chamados para prestar apoio e solidariedade a um projeto de cunho social – como é a questão do meio ambiente – não hesitam em mostrar talento e capacidade. Todos foram decisivos na coleta de dados, junto à comunidade, o que facilitou a elaboração do projeto que a escola Padre Chiquinho deve mostrar até no exterior, como está sendo cogitado.

Ações permanentes
A escola Padre Chiquinho – um dos mais antigos e organizados estabelecimentos de ensino público de Porto Velho – vem realizando trabalhos na área ambiental, por entender que a Amazônia precisa se desenvolver de maneira auto-sustentável. Daí, a importância das palestras, oficinas e outros trabalhos que defendem a preservação dos recursos naturais renováveis. 

Para a elaboração do projeto técnico-científico, segundo Domingas, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, através de uma revisão de literatura em autores da área de Educação Ambiental. Na pesquisa de campo, foi feito um mapeamento da área do bairro Areal – pesquisa documental e descritiva através de entrevistas na escola Padre Chiquinho, além de entrevistas na Semed e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Resultados
“Os resultados apontam que a Prefeitura de Porto Velho e o Governo de Rondônia, através de seus órgãos responsáveis, devem realizar ações efetivas de Educação Ambiental. Do mesmo modo, percebe-se que a Escola, a Universidade e as Faculdades precisam estar, realmente, comprometidas com a formação de educandos nos valores sociais, políticos e éticos para o desenvolvimento eficaz da Educação Ambiental, no respeito e cuidado com a natureza”, enfatiza Domingas, sempre destacando a participação dos alunos da escola Padre Chiquinho. 

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semed, professora Fátima Moreira, a Educação Ambiental em Porto Velho se encontra em processo de reorganização, com a participação de diversas parcerias e implementação de vários projetos. Entre os mais importantes, destacam-se: Projeto Semusb, voltado à conservação e limpeza das escolas; Projeto Escola Verde, que visa a arborização das escolas e Projeto Coletivo Jovem, destinado a formar elementos multiplicadores sobre a Educação Ambiental. 

Fonte: Ascom

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