Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto ambiental da Escola Padre Chiquinho melhora aspecto do bairro Areal



Um projeto de educação ambiental, com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho, no Areal, pode servir de modelo para outros estabelecimentos da rede municipal de Porto Velho. Trata-se de um minucioso trabalho de pesquisa em que foi feito um mapeamento completo sobre a questão ambiental daquela área urbana, através do qual se descobriu que a escola está localizada entre igarapés e olhos d’água, mas que não há risco de desbarrancamento, pois o lençol freático facilita a circulação do manancial hídrico. 

Coordenado pela vice-diretora da escola, Domingas Luciene Feitosa, o estudo começa a dar os primeiros resultados. “Com esse trabalho, relacionado ao saneamento básico, achamos que houve uma evolução e maior conscientização dos moradores, pois hoje o bairro está bem mais cuidado e com uma aparência melhor”, destaca a técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entusiasmada com a receptividade do estudo. 

Escolhido por uma comissão de alto nível da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), o estudo “A Educação Ambiental no Contexto da Escola Municipal Padre Chiquinho e da Comunidade do Bairro Areal” foi apresentado durante o 2º Encontro de Educação Ambiental de Rondônia, no dia 5 de junho, na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná. 

De acordo com Domingas, o objetivo do trabalho foi analisar a relação da Escola Municipal Padre Chiquinho com a comunidade do bairro Areal, nos seus aspectos geográficos, sócio-econômicos e culturais diante da educação ambiental. “A fundamentação teórica está constituída de análises a respeito da educação presente na formação de educandos e educadores. Demonstram-se os princípios básicos da educação ambiental através das abordagens do conhecimento, da ética e da política como metodologia norteadora e formadora do ser humano”, observa a vice-diretora, ao destacar o empenho dos alunos em valorizar o Areal. 

A experiência inédita e, talvez, pioneira em todo o estado de Rondônia, revela que crianças e adolescentes, quando são chamados para prestar apoio e solidariedade a um projeto de cunho social – como é a questão do meio ambiente – não hesitam em mostrar talento e capacidade. Todos foram decisivos na coleta de dados, junto à comunidade, o que facilitou a elaboração do projeto que a escola Padre Chiquinho deve mostrar até no exterior, como está sendo cogitado.

Ações permanentes
A escola Padre Chiquinho – um dos mais antigos e organizados estabelecimentos de ensino público de Porto Velho – vem realizando trabalhos na área ambiental, por entender que a Amazônia precisa se desenvolver de maneira auto-sustentável. Daí, a importância das palestras, oficinas e outros trabalhos que defendem a preservação dos recursos naturais renováveis. 

Para a elaboração do projeto técnico-científico, segundo Domingas, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, através de uma revisão de literatura em autores da área de Educação Ambiental. Na pesquisa de campo, foi feito um mapeamento da área do bairro Areal – pesquisa documental e descritiva através de entrevistas na escola Padre Chiquinho, além de entrevistas na Semed e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Resultados
“Os resultados apontam que a Prefeitura de Porto Velho e o Governo de Rondônia, através de seus órgãos responsáveis, devem realizar ações efetivas de Educação Ambiental. Do mesmo modo, percebe-se que a Escola, a Universidade e as Faculdades precisam estar, realmente, comprometidas com a formação de educandos nos valores sociais, políticos e éticos para o desenvolvimento eficaz da Educação Ambiental, no respeito e cuidado com a natureza”, enfatiza Domingas, sempre destacando a participação dos alunos da escola Padre Chiquinho. 

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semed, professora Fátima Moreira, a Educação Ambiental em Porto Velho se encontra em processo de reorganização, com a participação de diversas parcerias e implementação de vários projetos. Entre os mais importantes, destacam-se: Projeto Semusb, voltado à conservação e limpeza das escolas; Projeto Escola Verde, que visa a arborização das escolas e Projeto Coletivo Jovem, destinado a formar elementos multiplicadores sobre a Educação Ambiental. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)