Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa Parlamento Jovem Brasileiro abre inscrições


 
A Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e as secretarias estaduais de educação estarão participando da VIII edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. O programa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e tem como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de vivenciarem o exercício da democracia. O primeiro programa foi realizado em 2003.

Maria Angélica, gerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio, explica que para participar do programa os estudantes de vem estar matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas, ter entre 16 e 22 anos e não ter participação de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

As inscrições devem ser feitas junto à direção da escola, com a apresentação de um trabalho na forma de projeto de lei, de autoria própria, podendo optar por áreas da educação, cultura, esporte e turismo; saúde e segurança pública; economia, emprego, defesa do consumidor e agricultura e meio Ambiente.

O diretor da escola deve receber o projeto de lei do candidato e fornecer a ficha de inscrição ao aluno e selecionar, dentre os projetos recebidos, o que melhor representará sua escola. O projeto escolhido deve ser enviado a Representação de Ensino (REN) até o dia 10 de junho de 2011 que, por sua vez, escolherá cinco projetos e os encaminhará à Seduc até o dia 20 de junho de 2011.

A Secretaria da Educação selecionará quatro projetos e os enviará ao Conselho Nacional dos Secretários de Educação que fará seleção. Os escolhidos serão encaminhados à Câmara dos Deputados, onde uma comissão de servidores selecionará os participantes do evento em Brasília.

Rondônia poderá ter um jovem parlamentar no programa, que terá suas despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado em Brasília custeada pela Câmara dos Deputados, entre os dias 26 a 30 de setembro. O secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, pediu que os diretores e professores incentivem os estudantes a participarem do programa.

Fonte: Antônio Queiroz

 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)