Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa Parlamento Jovem Brasileiro abre inscrições


 
A Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e as secretarias estaduais de educação estarão participando da VIII edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. O programa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e tem como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de vivenciarem o exercício da democracia. O primeiro programa foi realizado em 2003.

Maria Angélica, gerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio, explica que para participar do programa os estudantes de vem estar matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas, ter entre 16 e 22 anos e não ter participação de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

As inscrições devem ser feitas junto à direção da escola, com a apresentação de um trabalho na forma de projeto de lei, de autoria própria, podendo optar por áreas da educação, cultura, esporte e turismo; saúde e segurança pública; economia, emprego, defesa do consumidor e agricultura e meio Ambiente.

O diretor da escola deve receber o projeto de lei do candidato e fornecer a ficha de inscrição ao aluno e selecionar, dentre os projetos recebidos, o que melhor representará sua escola. O projeto escolhido deve ser enviado a Representação de Ensino (REN) até o dia 10 de junho de 2011 que, por sua vez, escolherá cinco projetos e os encaminhará à Seduc até o dia 20 de junho de 2011.

A Secretaria da Educação selecionará quatro projetos e os enviará ao Conselho Nacional dos Secretários de Educação que fará seleção. Os escolhidos serão encaminhados à Câmara dos Deputados, onde uma comissão de servidores selecionará os participantes do evento em Brasília.

Rondônia poderá ter um jovem parlamentar no programa, que terá suas despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado em Brasília custeada pela Câmara dos Deputados, entre os dias 26 a 30 de setembro. O secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, pediu que os diretores e professores incentivem os estudantes a participarem do programa.

Fonte: Antônio Queiroz

 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)