Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Programa Escola Aberta inicia nova temporada



Teve início a temporada 2008/2009 do programa Escola Aberta. Nesta edição, ao invés de 28 escolas, 34 estabelecimentos municipais urbanos e rurais foram beneficiados e, aos finais de semana, estarão recebendo a comunidade para a realização de atividades de socialização, recreação e profissionalizantes.

Desenvolvido desde 2004 pelos ministérios da Educação, da Cultura, do Esporte, do Trabalho e Emprego, e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), o programa foi implantado em Porto Velho em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A meta do Escola Aberta é promover e ampliar a integração entre escola e comunidade, aumentar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuir para a redução das violências na comunidade escolar, através da educação, cultura, esporte, oficinas e lazer, nos finais de semana, nas escolas públicas.

A execução das atividades fica por conta de coordenadores, professores comunitários, oficineiros e outros profissionais, escolhidos pela direção das escolas em conformidade com os membros dos conselhos escolares. Cada escola recebe uma verba para a execução dos trabalhos, que varia de acordo com o número de pessoas que consegue mobilizar aos finais de semana. "O objetivo desse programa é realmente integrar a comunidade à escola, oportunizando que a população em geral possa usufruir dos estabelecimentos de ensino públicos", diz a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira.

As atividades do programa podem ser culturais/artísticas, esportivas, de lazer ou oficinas informativas (abordando temas como gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST) e formativas (cabeleireiro, informática, marcenaria, artesanato, corte e costura, entre outros). "É a população que escolhe as oficinas que gostaria que fossem realizadas no seu bairro. Por isso é importante que esses representantes escolhidos para executar a programa estejam sempre atentos às reivindicações da comunidade, pois dela vai depender o sucesso do programa", destaca a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (DADE) da Semed, Julsira de Almeida Souza.

Programação: As atividades nas escolas acontecem aos sábados e domingos, sendo na parte da manhã das 9h às 11h e à tarde das 14h às 16h. Entre os cursos oferecidos estão pintura em tecido; práticas em EVA; capoeira; reciclagem de garrafa pet; reciclagem com jornal; futebol; desenho artístico; teatro; crochê, bordado em vagonite; dança; biojóias; capoeira; futebol; desenho; desenho artístico; reforço em leitura; crochê; tapeçaria, entre diversos outros.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo do Estado, a agilização de medidas administrativas e operacionais par

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Pela primeira vez uma deputada brasileira é escolhida para relatar a resolução da União Interparlamentar (UIP), um organismo que reúne parlamentares d