Quinta-feira, 23 de outubro de 2008 - 17h24
Teve início a temporada 2008/2009 do programa Escola Aberta. Nesta edição, ao invés de 28 escolas, 34 estabelecimentos municipais urbanos e rurais foram beneficiados e, aos finais de semana, estarão recebendo a comunidade para a realização de atividades de socialização, recreação e profissionalizantes.
Desenvolvido desde 2004 pelos ministérios da Educação, da Cultura, do Esporte, do Trabalho e Emprego, e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), o programa foi implantado em Porto Velho em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A meta do Escola Aberta é promover e ampliar a integração entre escola e comunidade, aumentar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuir para a redução das violências na comunidade escolar, através da educação, cultura, esporte, oficinas e lazer, nos finais de semana, nas escolas públicas.
A execução das atividades fica por conta de coordenadores, professores comunitários, oficineiros e outros profissionais, escolhidos pela direção das escolas em conformidade com os membros dos conselhos escolares. Cada escola recebe uma verba para a execução dos trabalhos, que varia de acordo com o número de pessoas que consegue mobilizar aos finais de semana. "O objetivo desse programa é realmente integrar a comunidade à escola, oportunizando que a população em geral possa usufruir dos estabelecimentos de ensino públicos", diz a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira.
As atividades do programa podem ser culturais/artísticas, esportivas, de lazer ou oficinas informativas (abordando temas como gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis DST) e formativas (cabeleireiro, informática, marcenaria, artesanato, corte e costura, entre outros). "É a população que escolhe as oficinas que gostaria que fossem realizadas no seu bairro. Por isso é importante que esses representantes escolhidos para executar a programa estejam sempre atentos às reivindicações da comunidade, pois dela vai depender o sucesso do programa", destaca a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (DADE) da Semed, Julsira de Almeida Souza.
Programação: As atividades nas escolas acontecem aos sábados e domingos, sendo na parte da manhã das 9h às 11h e à tarde das 14h às 16h. Entre os cursos oferecidos estão pintura em tecido; práticas em EVA; capoeira; reciclagem de garrafa pet; reciclagem com jornal; futebol; desenho artístico; teatro; crochê, bordado em vagonite; dança; biojóias; capoeira; futebol; desenho; desenho artístico; reforço em leitura; crochê; tapeçaria, entre diversos outros.
Fonte: Ascom
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri
O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no mês de agosto. Pelo
Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c
Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa
Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj