Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 19h29
Cerca de 1.500 pessoas já preencheram cadastro para concorrerem a uma das 357 vagas disponibilizadas pelo Programa de Qualificação Profissional desenvolvido pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismo (Semdestur). As inscrições iniciaram na última sexta-feira (31) e encerram nesta sexta feira, 6. Os cursos serão oferecidos em 19 áreas, dois deles, pintor de parede e servente, continuam com inscrições abertas até o preenchimento total do número de vagas.
Tendo em vista o término das inscrições, uma grande fila de candidatos se formou em frente ao prédio da Semdestur, nesta quarta-feira (5). Os cursos profissionalizantes serão ministrados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Interior do Estado (Sintracon), na Casa Brasil. A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira (9). O término dos cursos está previsto para o dia 31 de dezembro. Além da gratuidade da capacitação, os alunos vão receber vale-transporte e alimentação.
Segundo explicou o secretário da Semdestur, José Carlos Gadelha, a seleção dos candidatos já começou e obedece aos seguintes critérios: ordem de inscrição, trabalhadores do primeiro emprego, beneficiários do Bolsa Família e desempregados. Em caso de empate, o requisito idade também será levado em consideração, já que a participação está aberta para o público jovem na faixa etária acima dos 16 anos.
“Após a capacitação, os participantes serão inseridos ao Sistema Público de Emprego e a Prefeitura ficará encarregada pela intermediação de vagas, através do Sine Municipal, para que os trabalhadores tenham espaço garantido no mercado”, afirmou o secretário, acrescentando que o objetivo do programa é justamente gerar emprego e renda para a população, seguindo as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os cursos
Dentro do perímetro urbano de Porto Velho, os cursos disponibilizados são: auxiliar de laboratório de análises clínicas, departamento de pessoal e relações humanas, informática básica, armador de ferragens, pintor de parede, servente de obras, mecânica de motocicleta, eletricista predial e industrial, garçom, cozinha light, fabricação de doces e salgados, confecção de peças íntimas e camareira de hotel.
Para a população do distrito de Jacy-Paraná, estão sendo disponibilizados três cursos: servente de obras, confecção de biojóias e mecânico de bicicleta. Para os moradores da Linha Progresso a capacitação será voltada ao cultivo de horta orgânico e doce de frutas regionais. Já no assentamento Joana D’arc vão ser ministrados os cursos de confecção de fuxico (costura a mão) e fabricação de farinha de banana e de peixe.
Fonte: Ascom
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo
Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari
“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a