Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 - 14h03
Médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes de saúde de todo o município participaram de uma capacitação, nesta terça-feira, 13, sobre a Dengue e as novidades sobre as mudanças de protocolos de classificação de risco e atendimento aos pacientes com suspeita da doença. Em média 100 pessoas serão capacitadas até esta na quarta-feira, nas dependências da Fatec. Esta é mais uma das ações da secretaria municipal de Saúde (Semusa) no intuito de combater o mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve facilmente na região Norte devido ao clima favorável à sua proliferação.
Segundo Raimundo Feitosa, enfermeiro Coordenador de Dengue do município, o Ministério da Saúde fez uma alerta em relação à epidemia da doença em Porto Velho. “Foi divulgado através do Levantamento Rápido de Índice de Infestação, que estamos com risco de surto, porém iniciativas como esta capacitação associada a outras ações da saúde farão com que não tenhamos uma epidemia. Por isso pedimos a toda a população para que faça a sua parte, ajudando a combater os focos de dengue em suas casas”, disse Raimundo.
A médica Renata Agostinho Gaspari, participou do evento e explica que muitas pessoas não dão a importância devida à doença. “A Dengue é epidêmica e mata. Temos agentes capacitados para o trabalho de prevenção e médicos que devem notificar, para que se tenha um número real de casos e estejam preparados para identificar a doença”, conta a médica.
Em outra sala, agentes comunitários de saúde ouviram a palestrante Rosimar Cardoso da Semusa, explanar sobre o comportamento da dengue no município e os sinais e sintomas da doença e ainda a forma de identificar os suspeitos. “O papel do Agente é ir ate as casas orientar as pessoas e informar à Vigilância Epidemiológica sobre os focos e pacientes suspeitos”, disse.
O agente comunitário Itacir Backes da unidade de saúde, Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo, disse que é sempre bom estar participando dessas reciclagens. ”Meu trabalho é rotineiro, mais é bom rever porque sempre tem algo novo”, conta o agente.
Fonte: Rebeca Barca
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar