Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 17h05
Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, servidores do município de Guajará Mirim, foram capacitados pela secretaria municipal de saúde de Porto Velho (Semusa) na maternidade municipal Mãe Esperança (MMME), para implantação do “Planejamento Familiar” naquele município. O curso na verdade é um treinamento em serviço, com duração de uma semana e com 40 horas, obedecendo aos padrões do Ministério da Saúde, sob direção da Dra. Ida Peréa. A equipe visitante acompanhou todos os procedimentos do planejamento familiar realizados nos setores do hospital, desde a chegada das pacientes na maternidade até a alta médica. “O aconselhamento em Planejamento Familiar, tem inicio na entrada da paciente e prossegue durante toda sua permanência na maternidade. Durante este atendimento são repassadas todas as informações sobre os vários métodos existentes, e que são colocados à disposição da paciente. A partir desta fase são tomadas decisões quanto ao método contraceptivo de escolha da mulher, ou o ideal prescrito para o caso dela, que pode ser DIU, anticoncepcionais, hormonais injetáveis ou em pílula e ainda a laqueadura, além da vasectomia para o parceiro”, explicou a Gerente de Enfermagem da Maternidade, Débora Arantes.
Segundo Débora, é justamente todo este procedimento que os profissionais de Guajará vieram buscar para colocar em prática naquele município. A rede pública do município não realiza vasectomia e nem a inserção de DIU e a distribuição de comprimidos é ainda irregular.
Quanto à laqueadura, algumas exigências são feitas sem estarem previstas na lei. “O curso alcançou os objetivo esperados e agora os colegas daquela cidade poderão repassar o modelo de Planejamento Familiar usado pelo município de Porto Velho, como também implantar naquela região todo o conhecimento adquirido, e nós da maternidade Mãe Esperança, estaremos sempre à disposição para colaborar,” acrescentou Ida Peréa.
Parcerias
Os profissionais voltaram para Guajará Mirim e lá colocarão em prática o Programa de Planejamento Familiar, usado na Maternidade Mãe Esperança. Além desta capacitação, também foram acertadas parcerias para melhor atender a população guajaramirense. Para os homens ficará mais fácil e rápido realizar a vasectomia, pois atualmente, são necessários até três viagens para Porto Velho entre a consulta, exames e a intervenção cirúrgica. Com a parceria ficará tudo mais rápido, pois os pacientes serão atendidos primeiramente em Guajará Mirim pela equipe de Planejamento Familiar. Em seguida será agendada uma data na maternidade, para que sejam operados e poderão voltar para casa no mesmo dia.
Para muitas mulheres daquele município que pretendem fazer a laqueadura, não será preciso se deslocar até a capital para realizar o procedimento cirúrgico. Com a implantação do projeto naquela cidade elas serão operadas no próprio local, através de um agendamento chamado de cirurgias seletivas, ou seja, são cirurgias que não são de emergência e/ou urgência.
Segundo a enfermeira Juliana Nobre, do atendimento do Planejamento Familiar da Maternidade, “esta capacitação e as parcerias estabelecidas ampliaram as possibilidades de atendimentos médicos no que diz respeito ao Planejamento Familiar”, concluiu.
Fonte: Fabrícius Bariani
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)