Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Profissionais da Saúde de G.Mirim são capacitados na Maternidade Mãe Esperança



Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, servidores do município de Guajará Mirim, foram capacitados pela secretaria municipal de saúde de Porto Velho (Semusa) na maternidade municipal Mãe Esperança (MMME), para implantação do “Planejamento Familiar” naquele município. O curso na verdade é um treinamento em serviço, com duração de uma semana e com 40 horas, obedecendo aos padrões do Ministério da Saúde, sob direção da Dra. Ida Peréa. A equipe visitante acompanhou todos os procedimentos do planejamento familiar realizados nos setores do hospital, desde a chegada das pacientes na maternidade até a alta médica. “O aconselhamento em Planejamento Familiar, tem inicio na entrada da paciente e prossegue durante toda sua permanência na maternidade. Durante este atendimento são repassadas todas as informações sobre os vários métodos existentes, e que são colocados à disposição da paciente. A partir desta fase são tomadas decisões quanto ao método contraceptivo de escolha da mulher, ou o ideal prescrito para o caso dela, que pode ser DIU, anticoncepcionais, hormonais injetáveis ou em pílula e ainda a laqueadura, além da vasectomia para o parceiro”, explicou a Gerente de Enfermagem da Maternidade, Débora Arantes.

Segundo Débora, é justamente todo este procedimento que os profissionais de Guajará vieram buscar para colocar em prática naquele município. A rede pública do município não realiza vasectomia e nem a inserção de DIU e a distribuição de comprimidos é ainda irregular.

Quanto à laqueadura, algumas exigências são feitas sem estarem previstas na lei. “O curso alcançou os objetivo esperados e agora os colegas daquela cidade poderão repassar o modelo de Planejamento Familiar usado pelo município de Porto Velho, como também implantar naquela região todo o conhecimento adquirido, e nós da maternidade Mãe Esperança, estaremos sempre à disposição para colaborar,” acrescentou Ida Peréa.

Parcerias

Os profissionais voltaram para Guajará Mirim e lá colocarão em prática o Programa de Planejamento Familiar, usado na Maternidade Mãe Esperança. Além desta capacitação, também foram acertadas parcerias para melhor atender a população guajaramirense. Para os homens ficará mais fácil e rápido realizar a vasectomia, pois atualmente, são necessários até três viagens para Porto Velho entre a consulta, exames e a intervenção cirúrgica. Com a parceria ficará tudo mais rápido, pois os pacientes serão atendidos primeiramente em Guajará Mirim pela equipe de Planejamento Familiar. Em seguida será agendada uma data na maternidade, para que sejam operados e poderão voltar para casa no mesmo dia.

Para muitas mulheres daquele município que pretendem fazer a laqueadura, não será preciso se deslocar até a capital para realizar o procedimento cirúrgico. Com a implantação do projeto naquela cidade elas serão operadas no próprio local, através de um agendamento chamado de cirurgias seletivas, ou seja, são cirurgias que não são de emergência e/ou urgência.

Segundo a enfermeira Juliana Nobre, do atendimento do Planejamento Familiar da Maternidade, “esta capacitação e as parcerias estabelecidas ampliaram as possibilidades de atendimentos médicos no que diz respeito ao Planejamento Familiar”, concluiu.

Fonte: Fabrícius Bariani

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) protocolou uma indicação parlamentar ao Departamento de Estradas, Rodagens e Transportes (DER) solicitando a r

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

O empresário Fábio Barroso assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal do Partido Republicanos, em Ji-Paraná. A missão da nova diretor

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Senador, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, lembra que a duplicação terá seu edital lançado em julho e o leilão acontecerá em outub

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)