Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Profissionais da Saúde de G.Mirim são capacitados na Maternidade Mãe Esperança



Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, servidores do município de Guajará Mirim, foram capacitados pela secretaria municipal de saúde de Porto Velho (Semusa) na maternidade municipal Mãe Esperança (MMME), para implantação do “Planejamento Familiar” naquele município. O curso na verdade é um treinamento em serviço, com duração de uma semana e com 40 horas, obedecendo aos padrões do Ministério da Saúde, sob direção da Dra. Ida Peréa. A equipe visitante acompanhou todos os procedimentos do planejamento familiar realizados nos setores do hospital, desde a chegada das pacientes na maternidade até a alta médica. “O aconselhamento em Planejamento Familiar, tem inicio na entrada da paciente e prossegue durante toda sua permanência na maternidade. Durante este atendimento são repassadas todas as informações sobre os vários métodos existentes, e que são colocados à disposição da paciente. A partir desta fase são tomadas decisões quanto ao método contraceptivo de escolha da mulher, ou o ideal prescrito para o caso dela, que pode ser DIU, anticoncepcionais, hormonais injetáveis ou em pílula e ainda a laqueadura, além da vasectomia para o parceiro”, explicou a Gerente de Enfermagem da Maternidade, Débora Arantes.

Segundo Débora, é justamente todo este procedimento que os profissionais de Guajará vieram buscar para colocar em prática naquele município. A rede pública do município não realiza vasectomia e nem a inserção de DIU e a distribuição de comprimidos é ainda irregular.

Quanto à laqueadura, algumas exigências são feitas sem estarem previstas na lei. “O curso alcançou os objetivo esperados e agora os colegas daquela cidade poderão repassar o modelo de Planejamento Familiar usado pelo município de Porto Velho, como também implantar naquela região todo o conhecimento adquirido, e nós da maternidade Mãe Esperança, estaremos sempre à disposição para colaborar,” acrescentou Ida Peréa.

Parcerias

Os profissionais voltaram para Guajará Mirim e lá colocarão em prática o Programa de Planejamento Familiar, usado na Maternidade Mãe Esperança. Além desta capacitação, também foram acertadas parcerias para melhor atender a população guajaramirense. Para os homens ficará mais fácil e rápido realizar a vasectomia, pois atualmente, são necessários até três viagens para Porto Velho entre a consulta, exames e a intervenção cirúrgica. Com a parceria ficará tudo mais rápido, pois os pacientes serão atendidos primeiramente em Guajará Mirim pela equipe de Planejamento Familiar. Em seguida será agendada uma data na maternidade, para que sejam operados e poderão voltar para casa no mesmo dia.

Para muitas mulheres daquele município que pretendem fazer a laqueadura, não será preciso se deslocar até a capital para realizar o procedimento cirúrgico. Com a implantação do projeto naquela cidade elas serão operadas no próprio local, através de um agendamento chamado de cirurgias seletivas, ou seja, são cirurgias que não são de emergência e/ou urgência.

Segundo a enfermeira Juliana Nobre, do atendimento do Planejamento Familiar da Maternidade, “esta capacitação e as parcerias estabelecidas ampliaram as possibilidades de atendimentos médicos no que diz respeito ao Planejamento Familiar”, concluiu.

Fonte: Fabrícius Bariani

 

Mais Sobre Política

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão ordinária da última terça-feira (28), a mensagem do governo do estado, que prorroga o p

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

A despeito de toda a mobilização da sociedade rondoniense, por meio de seus representantes no parlamento estadual, para dotar o sistema de saúde de

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção pela Covid-19, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos) encaminhou ao governador do es