Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Professoras da Unir lançam livro


Sílvio Santos

Acontece quinta-feira (05), às 20h, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, as professores doutoras Carolina Doria e Mariluce Paes o lançamento dos livros. "Ecoturimos na Amazônia: Alternativa de renda para comunidades locais?" escrito pela professora doutora Carolina Doria enquanto que Mariluce Paes lança sua obra sobre "Governança no Agronegócio", enfoque na cadeia produtiva do leite.

A partir da instigante questão enunciada nos títulos, as autoras se debruçam sobre a Amazônia como um exemplo clássico da busca por modelos de desenvolvimento sustentável que combinem crescimento econômico, eqüidade social e conservação ambiental. A abordagem do Ecoturismo na Amazônia é enriquecida com a aplicação ao caso de comunidades estabelecidas em unidades de conservação, que têm, no turismo uma alternativa de renda. A dúvida transmitida ao leitor, no título da obra, é analisada com perspicácia e propriedade. Várias tentativas de implantação de alternativas econômicas têm sido realizadas por comunidades tradicionais dentro e fora de Unidades de Conservação, entre elas o Ecoturismo de base comunitária tem sido proposto como modelo de desenvolvimento sustentável. Para compreender o papel do Ecoturismo como alternativa econômica, a obra: (a) avalia as possibilidades e limites do Ecoturismo em diferentes localidades dentro e fora da Amazônia; (b) identifica os fatores que possam representar o alcance do desenvolvimento humano sustentável e a consolidação de Unidades de Conservação de uso direto; e (c) compara Ecoturismo com outras alternativas econômicas comumente propostas para comunidades na Amazônia. Em outro contexto, o livro sobre governança representa um enfoque inovador na análise da Governança das Cadeias Produtivas. Conceito muito importante para entender o desempenho e posição competitiva do Agronegócio brasileiro, motiva, a maior parte dos pesquisadores, a centrar seus estudos sobre a Governança do Agronegócio. A riqueza dos resultados obtidos e a importância das conclusões identificadas, por meio da análise comparativa dos dois enfoques teóricos, contribuem para ampliar as alternativas de análise do Agronegócio visando compreender o impacto social e econômico das Cadeias Produtivas no quadro geral da economia nacional. O livro da professora doutora Mariluce Paes permite ao leitor ter um conhecimento mais abrangente da forma como as atividades integradas da Cadeia Produtiva de Leite no Estado de Rondônia determinam a participação das regiões produtoras no crescimento econômico estadual. O estudo ressalta, também, a estrutura, conduta e desempenho das empresas participantes da industrialização e comercialização do leite no Estado.

Fonte: Rondoniaovivo.com

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)