Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PROFESSOR PROFISSÃO QUE MERECE MUITO MAIS


Desde quando chequei a esta terra e assumi o cargo de professor, sei o quanto é difícil permanecer nesta profissão.

Lembro-me muito bem das lutas à frente do Sintero, sindicato do qual fui presidente por dois mandatos (1997/200 e 2000/2003), visando a valorização profissional dos professores e professoras, bem como dos funcionários de escolas.

O desafio sempre foi muito grande para romper as barreiras da burocracia e praticar de maneira profunda a chamada valorização profissional.

Nesta data estou chamando a atenção das autoridades, através de outdoor, sobre a profissão de professor, que forma profissionais, e que por isso deveria merecer muito mais atenção.

Pode até parecer exagero, mas precisamos de uma regulamentação rigorosa da profissão de professor. Digo isso porque qualquer pessoa, mesmo que não possua a formação necessária, atua na condição de professor, o que pode causar sérios prejuízos à profissão, aos alunos e à sociedade, visto que pessoas não habilitadas estariam assumindo o lugar de um professor.

Por isso defendo a regulamentação urgente da profissão de professor, e junto com ela a fixação de um piso salarial profissional que realmente seja respeitado como piso, e não como teto salarial.

Além da regulamentação da profissão e da fixação do piso salarial, defendo a unificação da jornada de 30 horas semanais para todos os níveis.

E não é só isso: a profissão de professor precisa ser reconhecida como uma atividade desgastante, e por isso faz jus à aposentadoria especial sem vinculo de idade.

Um tempo para descanso, por menor que seja, é considerado fundamental no desempenho da atividade do professor. O professor necessita estar com a mente e corpo sãos para ministrar aulas de qualidade, para entender os problemas dos alunos e ajudar a encontrar soluções.

Hoje é comum encontrarmos professores estressados e com problemas de saúde. Essa situação justifica a concessão de uma licença especial, ainda não prevista em lei, de seis meses a cada dez anos de efetivo exercício de docência.

O professor trabalha com pessoas. Todos nós sabemos o quanto e difícil lidar com o ser humano, atender as diversidades de opiniões, trabalhar com crianças. Tudo isso exige dedicação do professor para que as crianças sejam bem educadas, sejam preparadas para a vida, para o mercado de trabalho, para o futuro.

Para que a educação não seja apenas discursos nas campanhas eleitorais, as autoridades constituídas pelo povo precisam praticar no exercício do mandato as seguintes propostas para os professores:

1.      Piso Salarial Profissional de R$ 1.500,00

2.      Jornada de Trabalho unificada de 30 horas.

3.      Aposentadoria especial sem vinculo de idade

4.      Redução da carga horária em sala de aula

5.      Licença especial de 6 meses a cada 10 anos de serviços

6.      Gratificação de vinculo exclusivo

7.      Gratificação pelo exercício da profissão.    

Jose Wildes de Brito

Professor e Vereador

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)