Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Procurador diz que há provas contra Cassol



MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

Reginaldo Pereira da Trindade, procurador regional eleitoral em Rondônia, afirmou ontem que as evidências da acusação contra o governador Ivo Cassol (sem partido) estão demonstradas nos autos, mas que ele tenta se defender dizendo que ser alvo de perseguição pessoal e política.

"Interessa ao governador eleger um inimigo e canalizar a ele todos os revezes que vem obtendo na Justiça", disse.

Trindade disse que a Procuradoria Geral da República ofereceu, em agosto de 2007, denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cassol por suposta compra de votos, coação no curso do processo, formação de quadrilha e falso testemunho. A denúncia se atém ao âmbito penal das eventuais irregularidades e seguiu ao STF porque o senador Expedito Júnior (PR-RO), citado na mesma denuncia, tem foro privilegiado.

"Não é nada tirado da minha cabeça. A não ser que o governador imagine que haja uma conspiração de todos. É só raciocinar. Todo dia governador e senador são processados? Não. Quando são é porque há elementos fortes, sérios. Não se denuncia à toa." O procurador disse, porém, que o governador está em seu direito de defesa ao contestar os eventuais indícios apontados contra ele.

Sobre as declarações de Cassol, que afirmou que o tribunal "misturou" eventuais crimes eleitorais e pós-eleitorais, Trindade afirma que as suspeitas estão "relacionadas". "Tanto que dois inquéritos da PF sobre os casos foram ao STF sendo alvo da mesma denúncia".

O TRE-RO, via assessoria de imprensa, disse ontem que o governador tem direito de se defender e que a cassação se baseou no entendimento de toda a corte. Disse que vai aguardar o término de todos os tramites para se manifestar.

Procurada, a Polícia Federal em Rondônia, alvo de críticas do governador na entrevista, não entrou em contato até a conclusão desta reportagem.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)