Sexta-feira, 7 de novembro de 2008 - 07h09
MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha
Reginaldo Pereira da Trindade, procurador regional eleitoral em Rondônia, afirmou ontem que as evidências da acusação contra o governador Ivo Cassol (sem partido) estão demonstradas nos autos, mas que ele tenta se defender dizendo que ser alvo de perseguição pessoal e política.
"Interessa ao governador eleger um inimigo e canalizar a ele todos os revezes que vem obtendo na Justiça", disse.
Trindade disse que a Procuradoria Geral da República ofereceu, em agosto de 2007, denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cassol por suposta compra de votos, coação no curso do processo, formação de quadrilha e falso testemunho. A denúncia se atém ao âmbito penal das eventuais irregularidades e seguiu ao STF porque o senador Expedito Júnior (PR-RO), citado na mesma denuncia, tem foro privilegiado.
"Não é nada tirado da minha cabeça. A não ser que o governador imagine que haja uma conspiração de todos. É só raciocinar. Todo dia governador e senador são processados? Não. Quando são é porque há elementos fortes, sérios. Não se denuncia à toa." O procurador disse, porém, que o governador está em seu direito de defesa ao contestar os eventuais indícios apontados contra ele.
Sobre as declarações de Cassol, que afirmou que o tribunal "misturou" eventuais crimes eleitorais e pós-eleitorais, Trindade afirma que as suspeitas estão "relacionadas". "Tanto que dois inquéritos da PF sobre os casos foram ao STF sendo alvo da mesma denúncia".
O TRE-RO, via assessoria de imprensa, disse ontem que o governador tem direito de se defender e que a cassação se baseou no entendimento de toda a corte. Disse que vai aguardar o término de todos os tramites para se manifestar.
Procurada, a Polícia Federal em Rondônia, alvo de críticas do governador na entrevista, não entrou em contato até a conclusão desta reportagem.
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)