Sexta-feira, 7 de novembro de 2008 - 07h09
MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha
Reginaldo Pereira da Trindade, procurador regional eleitoral em Rondônia, afirmou ontem que as evidências da acusação contra o governador Ivo Cassol (sem partido) estão demonstradas nos autos, mas que ele tenta se defender dizendo que ser alvo de perseguição pessoal e política.
"Interessa ao governador eleger um inimigo e canalizar a ele todos os revezes que vem obtendo na Justiça", disse.
Trindade disse que a Procuradoria Geral da República ofereceu, em agosto de 2007, denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cassol por suposta compra de votos, coação no curso do processo, formação de quadrilha e falso testemunho. A denúncia se atém ao âmbito penal das eventuais irregularidades e seguiu ao STF porque o senador Expedito Júnior (PR-RO), citado na mesma denuncia, tem foro privilegiado.
"Não é nada tirado da minha cabeça. A não ser que o governador imagine que haja uma conspiração de todos. É só raciocinar. Todo dia governador e senador são processados? Não. Quando são é porque há elementos fortes, sérios. Não se denuncia à toa." O procurador disse, porém, que o governador está em seu direito de defesa ao contestar os eventuais indícios apontados contra ele.
Sobre as declarações de Cassol, que afirmou que o tribunal "misturou" eventuais crimes eleitorais e pós-eleitorais, Trindade afirma que as suspeitas estão "relacionadas". "Tanto que dois inquéritos da PF sobre os casos foram ao STF sendo alvo da mesma denúncia".
O TRE-RO, via assessoria de imprensa, disse ontem que o governador tem direito de se defender e que a cassação se baseou no entendimento de toda a corte. Disse que vai aguardar o término de todos os tramites para se manifestar.
Procurada, a Polícia Federal em Rondônia, alvo de críticas do governador na entrevista, não entrou em contato até a conclusão desta reportagem.
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)