Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Procurador diz que há provas contra Cassol



MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

Reginaldo Pereira da Trindade, procurador regional eleitoral em Rondônia, afirmou ontem que as evidências da acusação contra o governador Ivo Cassol (sem partido) estão demonstradas nos autos, mas que ele tenta se defender dizendo que ser alvo de perseguição pessoal e política.

"Interessa ao governador eleger um inimigo e canalizar a ele todos os revezes que vem obtendo na Justiça", disse.

Trindade disse que a Procuradoria Geral da República ofereceu, em agosto de 2007, denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cassol por suposta compra de votos, coação no curso do processo, formação de quadrilha e falso testemunho. A denúncia se atém ao âmbito penal das eventuais irregularidades e seguiu ao STF porque o senador Expedito Júnior (PR-RO), citado na mesma denuncia, tem foro privilegiado.

"Não é nada tirado da minha cabeça. A não ser que o governador imagine que haja uma conspiração de todos. É só raciocinar. Todo dia governador e senador são processados? Não. Quando são é porque há elementos fortes, sérios. Não se denuncia à toa." O procurador disse, porém, que o governador está em seu direito de defesa ao contestar os eventuais indícios apontados contra ele.

Sobre as declarações de Cassol, que afirmou que o tribunal "misturou" eventuais crimes eleitorais e pós-eleitorais, Trindade afirma que as suspeitas estão "relacionadas". "Tanto que dois inquéritos da PF sobre os casos foram ao STF sendo alvo da mesma denúncia".

O TRE-RO, via assessoria de imprensa, disse ontem que o governador tem direito de se defender e que a cassação se baseou no entendimento de toda a corte. Disse que vai aguardar o término de todos os tramites para se manifestar.

Procurada, a Polícia Federal em Rondônia, alvo de críticas do governador na entrevista, não entrou em contato até a conclusão desta reportagem.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)