Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Procurador diz que há provas contra Cassol



MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

Reginaldo Pereira da Trindade, procurador regional eleitoral em Rondônia, afirmou ontem que as evidências da acusação contra o governador Ivo Cassol (sem partido) estão demonstradas nos autos, mas que ele tenta se defender dizendo que ser alvo de perseguição pessoal e política.

"Interessa ao governador eleger um inimigo e canalizar a ele todos os revezes que vem obtendo na Justiça", disse.

Trindade disse que a Procuradoria Geral da República ofereceu, em agosto de 2007, denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cassol por suposta compra de votos, coação no curso do processo, formação de quadrilha e falso testemunho. A denúncia se atém ao âmbito penal das eventuais irregularidades e seguiu ao STF porque o senador Expedito Júnior (PR-RO), citado na mesma denuncia, tem foro privilegiado.

"Não é nada tirado da minha cabeça. A não ser que o governador imagine que haja uma conspiração de todos. É só raciocinar. Todo dia governador e senador são processados? Não. Quando são é porque há elementos fortes, sérios. Não se denuncia à toa." O procurador disse, porém, que o governador está em seu direito de defesa ao contestar os eventuais indícios apontados contra ele.

Sobre as declarações de Cassol, que afirmou que o tribunal "misturou" eventuais crimes eleitorais e pós-eleitorais, Trindade afirma que as suspeitas estão "relacionadas". "Tanto que dois inquéritos da PF sobre os casos foram ao STF sendo alvo da mesma denúncia".

O TRE-RO, via assessoria de imprensa, disse ontem que o governador tem direito de se defender e que a cassação se baseou no entendimento de toda a corte. Disse que vai aguardar o término de todos os tramites para se manifestar.

Procurada, a Polícia Federal em Rondônia, alvo de críticas do governador na entrevista, não entrou em contato até a conclusão desta reportagem.

 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le