Segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 21h01
Alem disso, o conselho Nacional de Normas e Padrões Para Alimentos (CNNPA) salienta que devem ser adotadas medidas que protejam o alimento In Natura de contaminação por animais, insetos, aves, e por elementos químicos ou microbiológicos ou por outras substancias indesejáveis durante a manipulação e armazenagem e muita atenção quanto ao gelo utilizado na refrigeração do pescado, devendo o mesmo sendo fabricado com água potável.
Assim o PROCON Rondônia chama atenção do consumidor para escolher atentamente o pescado que pretende adquirir. Em linhas gerais o peixe deve estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade. É importante que o consumidor passe o dedo pela guelras para verificar se o tom avermelhado não é um corante aplicado com a finalidade de confundir o consumidor.
Quanto aos frutos do mar, no caso do camarão, estes devem ser firmes e com a carapaça preso ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais. Outra recomendação é se caso os produtos forem industrializados, orienta se que o consumidor verifique as informações contidas no rótulo, como data de validade e conservação da embalagem.
Tal medida do Procon-Ro, é viável para que o consumidor adote precauções necessárias afim de evitar maiores problemas de saúde como intoxicações alimentares por alimentos inadequados para o consumo.
Assim havendo duvida quanto aos fornecedores e comerciante de pescado, ou constatando se quaisquer irregularidades nos estabelecimentos onde esses alimentos sejam comercializados, deve o consumidor procurar o órgão de vigilância sanitária de sua localidade para esclarecimentos ou denuncias como também se necessário o balcão do PROCON Rondônia.
O Balcão de atendimento do PROCON Regional de Porto Velho fica localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 830 no Centro – Telefone (69) 3216 – 1018/1026; em Ariquemes, Avenida Tancredo Neves, 2719, setor 03- telefone 3536 1128-3071: Em Ji-Paraná, fica na Rua Martins Costa, nº 249, Bairro Jotão no 2º Distrito – Telefone (69) 34238833 e em Rolim de Moura na Avenida 25 de Agosto, nº 5115, Centro – Telefone (69) 3442-9016, Vilhena, Avenida Celso Mazutti, nº5147, Centro, Telefone, 33224941/3110/7106.
Fonte: PROCON / RUI COSTA
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)