Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 14h17
Com a aproximação ao domingo de Pascoal é visível que o comercio nacional e local já se prepara para a exposição de variedades de marcas e tamanhos de Ovos de páscoa, levando o consumidor ao estimulo compras desenfreadas. Visando a defesa do consumidor O PROCON de Rondônia determinou suas regionais para orientar os consumidores na hora da compra do ovo de páscoa. O consumidor deverá constatar as condições de consumo do ovo de páscoa, verificando a data de validade e os ingredientes, informações estas que devem estar visíveis no rótulo, observando se a embalagem se encontra em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verificar também se há na embalagem sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.
A orientação para o consumidor que for pesquisar o tamanho dos ovos de páscoa, é que ele observe a indicação quantitativa de seu peso líquido. “todas as informação referente ao produto deverá constar na embalagem do produto, pois a numeração dos ovos não pode ser levada em consideração, tendo em vista a variação que pode ter entre uma marca e outra, sendo necessário lembrar que da importância em solicitar a nota fiscal, pois a mesma é a garantia para eventuais reclamações”, adverte Rui Rodrigues da Costa, Gerente Geral do Procon Rondonia.
Quando se tratar dos ovos de chocolate que ofereçam brindes, ou seja, brinquedos que acompanham os produtos derivados do chocolate, é preciso verificar a faixa etária indicada e, também, se está em conformidade como que determina o a legislação e se o mesmo esta devidamente acompanhado com selo do INMETRO. “Só assim, o consumidor terá o seu direito de informação assegurado de que o brinquedo foi testado, garantindo a sua qualidade e, o mais importante, a segurança das crianças”, analisa.
O PROCON ainda adverte que o consumidor ao optar por ovos, bombons de fabricação caseira, solicite uma visita à cozinha como também a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, alem de ter de seguir as mesmas regras de fabricação e comercialização dos produtos industrializados, deve oferecer todas as garantias em prol do consumidor em caso de troca e reclamação.
Fonte- Rui Rodrigues
Confira primeira pesquisa para pesquisa para deputado estadual em Porto Velho
A Data Continental realizou a primeira pesquisa de intenção de voto para a sucessão da Assembleia Legislativa do estado em 2026. Com um universo de 6
Jornalista Everaldo Fogaça destaca sucesso da Rondônia Rural Show Internacional 2025
A 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, realizada entre os dias 26 e 31 de maio no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, foi um marco de suc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), foi homenageado nesta sexta-feira (30) com um movimento de
Em um momento importante para o agronegócio rondoniense, marcado pela 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, a deputada estadua