Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeiras turmas do ProJovem concluem atividades


Uma solenidade hoje, 20, às 20h, no espaço Osem do colégio Santa Marcelina, marca o encerramento das atividades das duas primeiras turmas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em Porto Velho. Entre os alunos da primeira entrada, que ingressaram no dia 18 de julho de 2005, e da segunda entrada, no dia 12 de dezembro do mesmo ano, cerca de 1.290 alunos se formam hoje.

De acordo com o coordenador de ação comunitária do programa em Porto Velho, Francisco Modesto da Costa, o evento não se trata de uma solenidade de formatura dos alunos, já que os jovens da segunda entrada ainda não fizeram o Exame Final Nacional Externo, que é aplicado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para avaliar o aproveitamento dos alunos no programa. “Eles farão a prova amanhã. Além disso, ainda tem o caso dos alunos da primeira entrada que, ou não fizeram a avaliação ou tiraram notas insatisfatórias e terão uma segunda chance em janeiro”, esclarece Modesto.
Quanto à programação do evento, o coordenador informa que terá estilo de confraternização. Alguns alunos estão preparando apresentações artísticas e exposições dos trabalhos que realizaram durante o programa. “Será um momento para eles mostrarem o que sabem fazer”, frisa Modesto.

O PROGRAMA

O ProJovem é um programa do governo federal, implantado em Porto Velho em parceria com a prefeitura, através das secretarias municipais de Educação (Semed), Ação Social (Semas) e de Desenvolvimento Sócio-Econômico (Semdes), que visa oferecer aceleração escolar e qualificação profissional para jovens de 18 a 24 anos. Para ser atendido, o estudante deve ter concluído o 5º ano, mas ainda não ter terminado o Ensino Fundamental; não ser beneficiário de outros programas do governo federal e não estar com a carteira de trabalho assinada.

Além de poderem concluir o Ensino Fundamental e obterem formação profissional, os jovens participam de ações comunitárias e recebem uma bolsa mensal de R$ 100, para auxiliar nas despesas com os estudos, durante o período em que permanecem no programa. Ao todo, 2.415 jovens estão sendo beneficiados em Porto Velho.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)