Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 11h18
Prevenção e promoção da saúde são focos da ação intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no período de carnaval. Durante entrevista coletiva o secretário municipal de saúde Williames Pimentel apresentou a estratégia de atendimento na rede pública, que envolverá cerca de 200 profissionais atendendo a demanda nos pronto-atendimentos, ambulâncias e distribuição de material instrucional e preservativos. “Os profissionais integrarão a assistência de urgência e emergência, além do trabalho preventivo que acontecerá em estandes instalados no meio da folia” - explicou.
A distribuição de camisinhas faz parte da campanha de prevenção à AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no carnaval 2011, que segue o modelo do Ministério da Saúde (MS) sob o tema: “Sem camisinha não dá. Seja qual for a fantasia, use sempre camisinha”. O trabalho no período carnavalesco tem como objetivo dar visibilidade a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no período carnavalesco, principalmente entre as mulheres jovens, onde fora constatado o ano passado que o número de casos é maior em relação ao índice masculino. “Este ano a Semusa distribuirá cerca de 300 mil preservativos, o dobro do ano passado, por conta do aumento no número de blocos que surgiram na Capital” – Pimentel.
Samu
A estratégia de atendimento de casos de urgência e emergência, sem aglomerados prejudiciais ao funcionamento rotineiro, foi estabelecida com a regulação entre o atendimento da Central Samu 192 e os pronto-atendimentos Ana Adelaide, na zona Norte, Manoel Amorim de Matos, na zona Sul e Hamilton Gondim, na zona Leste. A unidade central funcionará com sete equipes de resgate, sendo seis básicas e uma de transporte avançado, quando três serão descentralizadas para servir nos pronto-atendimentos.
No período carnavalesco os pronto-atendimento estratégicos receberão reforço de três médicos clínicos e um pediatra no horário de pico das festas, que é das 19 as 7h do dia seguinte. Haverá leito 24 horas para observação, e uma equipe de profissionais estará de sobreaviso para atender casos de urgência e emergência. A equipe técnica da Semusa vistoriou os equipamentos nas unidades para evitar imprevistos, e tem como meta alcançar 90% de resolutividade no atendimento, como forma de baixar a procura pelo JP II, responsável pela alta complexidade.
Fonte: Aurimar Lima
Foto: Medeiros
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar