Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Presídio Urso Branco segue superlotado e com poucos agentes, diz diretor do Depen


Priscilla Mazenotti
(Agência Brasil)

A situação no presídio Urso Branco, em Rondônia, continua crítica, segundo o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, Maurício Kuehne. Ele participou hoje (15) de reunião no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

O presídio é monitorado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos desde 2003, mas, segundo Kuehne, está longe do ideal. "Esperávamos que o estado respondesse de forma mais enérgica às medidas implementadas pela Corte, mas a situação está muito morosa".

Segundo o diretor do Depen, que também é presidente da Comissão Especial Urso Branco, ainda há superlotação no presídio (1,1 mil detentos) e número insuficiente de agentes penitenciários (200, quando o ideal seria cerca de 300). Ele inclusive desconfia que os 200 estejam de fato trabalhando.

"Não tenho a estimativa nominal desses agentes, não sei se, efetivamente, todos estão lotados no presídio. É uma informação que eu considero, até sob certos aspectos, vazia. O número que eles dizem ter, de 200, a gente não observa esses agentes", disse.

De acordo com o diretor, há apenas um médico no presídio, não há psiquiatra nem separação entre presos definitivos e provisórios. "Isso é uma das questões centrais das medidas determinadas pela Corte. Há, ainda, problema na defensoria pública. Embora haja determinação do governador para que tenhamos um advogado permanentemente dentro do presídio, a defensoria pública do estado não cumpre a ordem".

Mais Sobre Política

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

O Coordenador da bancada federal, deputado Lindomar Garçon (PRB-RO), intermediou ontem a tarde em Brasília, um encontro entre o Diretor de Governo do

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agost

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

Executivo vem a Assembleia para explicar a renegociação da dívida do Estado com o Beron. Após os debates, o Projeto de Decreto Legislativo que aprova