Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente Laerte Gomes afirma que por falta de gestão pública na prefeitura de Ji-Paraná comércio será novamente fechado na cidade

Com o novo decreto governamental o município de Ji-Paraná volta à fase 1


Presidente Laerte Gomes afirma que por falta de gestão pública na prefeitura de Ji-Paraná comércio será novamente fechado na cidade - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), lamentou a edição do novo decreto governamental, que reclassificou 7 municípios, que terão que voltar à fase 1 nesse período de calamidade pública. Isso representa o fechamento do comércio, mais uma vez, o que pode resultar em quebradeira para centenas de comerciantes.

“E pior que isso, pode resultar no desemprego de centenas e centenas de comerciários. Pessoas que dependem do trabalho para colocar comida na mesa ficarão sem emprego. E tudo isso por falhas na administração pública, e aqui a crítica vai aos municípios”, disse o presidente Laerte Gomes. 

Em se tratando da prefeitura de Ji-Paraná, o parlamentar lembrou que o município tem mais de R$ 10 milhões na conta, quase dez ventiladores e respiradores no Hospital Municipal, mas mesmo assim a administração não conseguiu em quase seis meses criar dez leitos de UTI.

“O Estado, através de uma indicação nossa, contratou e criou em Ji-Paraná seis leitos de UTI e 15 leitos clínicos no Hospital Cândido Rondon (HCR). Nesse intervalo era possível o município criar leitos também, mas faltou vontade, atitude ou coragem”, prosseguiu o presidente Laerte Gomes, acrescentando que gestão pública não é assim, sendo preciso atitude e coragem.

De acordo com o parlamentar, a aparência é que em Ji-Paraná a população está em um navio sem rumo, mas os moradores não podem e não devem pagar essa conta. Para que o município volte à fase 3 depende de a prefeitura de Cacoal, que firmou um convênio com o Estado, criar mais dez leitos de UTI, e de mais 12 leitos de UTI serem criados no Hospital Regional, que está à procura de médicos para que isso aconteça.

“Só assim vamos voltar à fase 3, e espero que volte logo, porque senão será o caos. Me desculpem o desabafo, me desculpem o tom. Esse não é meu perfil, mas é inadmissível que, por falta de gestão pública, nossos comerciários, nossa população pague a conta”, finalizou o presidente Laerte Gomes.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Alero no enfrentamento à violência de gênero

Alero no enfrentamento à violência de gênero

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca a luta histórica das mulheres por direitos políticos, trabalhistas e sociais. Mais d

Câmara aprova PEC da Segurança Pública e deputada Cristiane Lopes destaca integração no combate ao crime organizado

Câmara aprova PEC da Segurança Pública e deputada Cristiane Lopes destaca integração no combate ao crime organizado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada uma das medidas

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)