Quinta-feira, 17 de março de 2011 - 15h42
Porto Velho, 17 de março de 2011 - Na manhã desta quinta-feira (17), na sede do TRE, a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro (presidente), reuniu-se com o Governador do Estado, Confúcio Aires de Moura, para tratar do recadastramento biométrico a ser realizado em Porto Velho e seus distritos.
Durante a reunião, a Desembargadora Zelite informou a Confúcio Moura que pretende, ainda neste ano, recadastrar biometricamente todo o eleitorado de Porto Velho e distritos, solicitando o apoio do Governo do Estado para a execução desse grande projeto, principalmente na área de logística.
O Governador se prontificou a auxiliar a Justiça Eleitoral e reconheceu a importância de se realizar essa ação. Ao todo, são aproximadamente 300.000 (trezentos mil) eleitores a serem recadastrados em Porto Velho e seus Distritos, e o procedimento consistirá, basicamente, na captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor.
O recadastramento biométrico traz consigo muitas vantagens, entre elas destacam-se:
1º- A atualização do banco de dados da Justiça Eleitoral, pois hoje cerca de 60% do eleitorado do Estado está com seu cadastro desatualizado a mais de 20 anos. Com o recadastramento, essas pessoas serão obrigadas a comparecer e atualizar seus dados pessoais, pois quem não se recadastrar terá seu título cancelado.
2º- O voto com identificação biométrica traz maior segurança, tornando praticamente impossível que um eleitor vote no lugar de outro, uma vez que será reconhecido por suas digitais e por fotografia.
3º- Os dados biométricos serão utilizados futuramente na emissão do Registro Único de Identificação Civil –RIC, em parceria com o Ministério da Justiça. A implementação do voto com identificação biométrica, assim como o RIC, além de conferir ao Brasil posição de vanguarda na identificação civil, contribuirá para um gerenciamento cada vez mais moderno e eficiente por parte de seus gestores, além de promover a cidadania e proporcionar maior segurança a todos os brasileiros.
Fonte; Andre Frossard Signes / TRE-RO
Foto: Marcos Freire
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes