Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Presidente do TRE enaltece atuação da OAB na luta pelo voto consciente



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, enalteceu a atuação da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, durante visita à sessão ordinária do Conselho Seccional na tarde da última sexta-feira. Ele se referiu à parceria que o TRE vem desenvolvendo com a OAB no trabalho de conscientização política da sociedade, mostrando a importância do voto livre e limpo.

Em conjunto com a OAB e várias outras entidades da sociedade civil, o TRE vem desenvolvendo a campanha pelo voto consciente, com palestras aos estudantes do ensino médio e universitário e, quando solicitado, a associações de bairros ou entidades de representação profissional.

Na última sexta-feira mesmo, o presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, e o presidente do TRE, desembargador Cássio Sbarzi Guedes, proferiram palestra aos acadêmicos da Unir sobre a importância de se fazer eleições limpas. O debate aconteceu no Centro Acadêmico de História da universidade e faz parte da programação do Primeiro Circuito Cultural Universitário.

Na rápida visita que fez a sessão do Conselho Seccional da OAB, o presidente da Corte Eleitoral realçou a importância do trabalho da OAB em defesa, não só da advocacia, mas de toda a sociedade. Ele relembrou importantes momentos da história recente do Brasil em que a participação da OAB foi fundamental para o advento de novas práticas. Falou da campanha pelas diretas, da luta pelo impeachment, entre outros grandes momentos da vida nacional que contou com a efetiva participação da entidade representativa dos advogados.

Cássio Guedes disse ser essa atuação ainda mais relevante, considerando que a OAB desenvolve essas ações sem abdicar de sua obrigação de defender e regular a atividade da advocacia no Brasil, com intensa atuação na defesa das garantias asseguradas à cidadania. "A Ordem presta uma importante contribuição à cidadania brasileira e é por isso que ela é uma instituição que goza do reconhecimento público", destacou o desembargador.

"Agora mesmo, nessa minha rápida passagem aqui pelo Conselho da OAB, sou surpreendido com o debate acerca de um tema da maior importância para toda a população de Rondônia: a questão do modelo adotado para a transmissão da energia elétrica das usinas do Madeira para o Sudeste e Sul do país", revelou o presidente do TRE. Ele acrescentou que é essa capacidade da Ordem de compreender e debater os problemas que mexem com o dia-a-dia da sociedade é que faz dela uma das instituições de maior prestígio em nível nacional.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi