Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do TRE Cássio Sbarzi é favorável a proposta de eleição limpa


 
10ª Conferência dos Advogados

Defesa do estado de direito e prerrogativas
profissionais marcam primeiros debates

Com o auditório Agenor Martins de Carvalho lotado e discursos em defesa das prerrogativas constitucionais e do estado democrático de direito foi aberta quinta-feira, 26, à noite, na sede da Seccional da OAB Rondônia, a “10ª Conferências Estadual dos Advogados” sobre o tema “Advocacia, Dignidade da Pessoa Humana e Meio Ambiente”.Presidente do TRE Cássio Sbarzi é favorável a proposta de eleição limpa - Gente de Opinião

O ex-presidente da entidade, Arquilau de Paula, lembrou que o próprio tema da conferência traduz o real significado do estado de direito previsto na Constituição Cidadã, de 1988, que completará 20 anos, em 5 de outubro, e indispensável às garantias e direitos individuais. Arquilau defende, no entanto, o aprimoramento do conceito do estado de direito em vigor, pois essa conquista deixa de existir, na medida em que se constatam a existência de sem-terra, sem-teto, desempregados e crianças fora de sala de aula.

“Em uma sociedade livre e democrática não se permite, por exemplo, que o presidente da república tenha que negociar com os congressistas a aprovação de projetos”. Às vezes, segundo ele, como a própria mídia tem registrado, tem de participar de verdadeiras negociatas com parlamentares para aprovar propostas da União.

Os fatos abrem, na sua concepção do constitucionalista, um precedente perigoso e que coloca em risco a segurança dos cidadãos e até do próprio Judiciário. Depois de citar o jurista Carvalho Neto, coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UNB), Carvalho Neto, Arquilau disse que já se questiona atualmente até a independência do Judiciário, sob o argumento do que andam chamando de “ditadura dos juízes”.


Presidente do TRE Cássio Sbarzi é favorável a proposta de eleição limpa - Gente de OpiniãoEleições limpa

Em seguida, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, anunciou pra esta sexta-feira, 27, uma reunião com todos os juízes eleitorais para discutir as orientações do Colégio de Presidentes dos TREs, que, reunidos em Natal (RN), aprovaram a proposta de informar à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) os nomes dos candidatos que respondem a processos na Justiça Eleitoral.

O desembargador admite que a sociedade não agüenta mais tanta falta de ética e a assistir a denúncias de compra de votos. Mas sabe que o assunto é polêmico e deve ser analisado com muita cautela pelos juízes eleitorais, uma vez que como presidente da instituição não pretende interferir nas decisões dos juízes.

Por infidelidade partidária o TRE já cassou os mandatos de cerca de 25 vereadores e tramitam na instituição outras 40 ações. O desembargador é favorável à chamada proposta de eleição limpa, mas recomenda critério pelo fato do povo brasileiro não agüentar mais a formar de fazer política de muitos.


Presidente do TRE Cássio Sbarzi é favorável a proposta de eleição limpa - Gente de Opinião
Orestes Muniz condena estado policial

O conselheiro federal da OAB, Orestes Muniz Filho, citou Rui Barbosa para defender o combate à violação das prerrogativas profissionais da classe e fez um apelo para que os advogados não se calem, mesmo diante das ações de um “estado policialesco” como vem agindo o poder no Brasil.

O presidente da Seccional, Hélio Vieira, anunciou o lançamento da campanha “Voto não tem preço, tem conseqüência”, no próximo mês de julho, como uma das contribuições de política pública da entidade ao processo de eleições limpas, a partir deste ano. De acordo com Vieira, o instinto do advogado é proteger a sociedade contra a violação de seus direitos.


Democracia

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Peçanha Martins, disse não conhecer profissão mais digna do que a advocacia, quando é exercida com dignidade.

Segundo Martins, é possível exercer com dignidade até mesmo a política para defender o ideal da felicidade. Ele acredita que para a busca desse ideal, seja também necessária a busca da igualdade entre os homens, pois “em nenhum lugar desse planeta terra, não puderam ser concretizados esses dois ideais sem o sacrifício de muitos”.Presidente do TRE Cássio Sbarzi é favorável a proposta de eleição limpa - Gente de Opinião

O ministro explicou que a democracia é a melhor forma de governo, uma vez que contribuem para a valoração das conquistas públicas, e que se pudesse dar um conselho aos mais jovens, recomendaria que não se esqueçam da política, porque é através dela (política) que o cidadão serve à sociedade.

O ex-presidente nacional da OAB, Roberto Antônio Busato, encerrou o primeiro painel da Conferência na primeira noite, ressaltando os vieses público e privado do exercício da advocacia. Segundo Busato, que é o presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB nacional, a ética possui como característica a credibilidade. “Não há ordenamento jurídico sem ética”, disse.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)