Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do TJRO participa do 86º Encontro de Presidentes de Tribunais



O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, participou do 86º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Curitiba. O evento tem a finalidade de promover a integração dos Tribunais de Justiça e o intercâmbio de experiências administrativas e funcionais. A solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira, 21, no Plenário do Tribunal de Justiça do Paraná.

Para o desembargador Cássio Sbarzi, o encontro é importante pois traz, por meio dos demais colegas presidentes e palestrantes, estudos e aprofundamentos dos temas jurídicos e das questões judiciais de repercussão nacional. "Essa integração busca a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades de cada Tribunal", destacou o presidente.

Na sexta-feira, 22, os trabalhos foram realizados no Salão de Eventos do Restaurante Maggiore (Parque Barigui), sob a presidência do desembargador Marcus Antônio de Souza Faver. Além dos debates, palestras foram ministradas. Na oportunidade, o juiz auxiliar da presidência do TJRO, Francisco Borges, fez uma apresentação sobre o projeto de Simplificação de Processos, desenvolvido pelo Poder Judiciário Rondoniense, que atende à Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça.

"É com satisfação que mais uma vez o Tribunal de Justiça de Rondônia apresenta uma boa prática no Encontro do Colégio de Presidentes, o que demonstra a razão do Poder Judiciário Rondoniense estar entre os mais ágeis do país. Recentemente fizemos uma apresentação em um Workshop no CNJ sobre as metas de 2010 e no Tribunal de Justiça do Amapá. O modelo das oficinas de trabalho desenvolvidas pelo TJRO também foi adotado por outros Tribunais", explicou Francisco Borges.


Simplicação

Durante a apresentação o magistrado disse que o processo é extremamente participativo, em virtude do juízo apontar onde estão os gargalos, as soluções e as melhores práticas para uma melhor prestação jurisdicional. "Já realizamos diversas oficinas no nosso Centro de Treinamento. Em todas, a busca pela simplificação dos procedimentos foi unânime. Acabar com o tempo morto do processo, simplificando os procedimentos e a tramitação destes dentro das unidades judiciais é contínua, pois ganha-se tempo e com isso conseguimos oferecer um serviço ainda melhor à sociedade".

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)