Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do IPHAN visita Rondônia a convite da deputada Marinha Raupp



O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, visitará Rondônia nos dias 15, 16 e 17 de maio, onde na ocasião participará da 115ª Festividade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, programação que inclui a transformação do Santuário do Divino Espírito Santo em Basílica Menor do Divino Espírito Santo, na cidade de Costa Marques.

A agenda do presidente do IPHAN, que virá a Rondônia a convite da deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e do reitor da UNIR, José Januário Amaral, formalizada em audiência, inclui ainda visita a patrimônios históricos do estado, como os museus da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Guajará-Mirim e Porto Velho. Segundo Marinha Raupp, a vinda do presidente do IPHAN contribuirá para o desenvolvimento de parcerias e projetos voltados ao fortalecimento da cultura e preservação dos bens culturais de Rondônia.

A parlamentar citou como exemplo a parceria a ser firmada entre a UNIR e o IPHAN, para armazenar as peças arqueológicas colhidas no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, que foi tema de audiência entre a deputada Marinha, o reitor da UNIR, José Januário Amaral e o Presidente do IPHAN,  Luiz Almeida, no ano passado.

O presidente do IPHAN, juntamente com a deputada Marinha Raupp, também participará da inauguração do Mercado Cultural (Bar do Zizi), em Porto Velho. A revitalização e restauração do Mercado Cultural foram garantidas graças ao esforço conjunto da deputada Marinha Raupp e do senador Valdir Raupp, que garantiram a liberação de recursos no valor de R$ 1 milhão e 100 mil, em outubro de 2007, em parceria com a prefeitura municipal de Porto Velho.   

Com o objetivo de resgatar o patrimônio histórico e cultural de Rondônia, o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp também garantiram recursos para a reforma do Mercado Central e restauração da Vila Candelária, ambos na capital Porto Velho.

FONTE: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)