Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do Ipam visita presidente do Tribunal de Contas



O presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), João Herbert, visitou na segunda-feira, 05, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo. A visita foi de cortesia e muito bem aceita pelo conselheiro. O encontro aconteceu no gabinete da presidência e foi acompanhado dos procuradores do instituto e de servidores da área técnica do TCE. 

João Herbert falou ao presidente sobre as atividades do instituto, principalmente em relação ao atendimento médico-hospitalar e previdenciário. Também tratou de dois assuntos importantes para os servidores municipais - a compensação previdenciária e a transposição dos aposentados para o quadro da União. “O prefeito Roberto Sobrinho sempre pediu que o Ipam fosse administrado da melhor maneira possível para que os servidores, aposentados e pensionistas usufruam dos direitos deles e tenham qualidade e eficiência nos momentos em que precisam, tanto na área médica quanto na previdenciária”, destacou Herbert. 

O conselheiro José Gomes apontou que “é importante estreitar a relação entre as duas instituições e coloco os nossos técnicos do tribunal à disposição para tirar dúvidas sobre assuntos ligados à área de atuação do Ipam. É dever do tribunal fazer todo o possível para melhorar a gestão dos nossos jurisdicionados”, concluiu.

Compensação e Transposição

Na ocasião da visita estava presente no TCE o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, conselheiro Manoel Dantas, e João Herbert aproveitou para sanar algumas dúvidas sobre a transposição dos servidores aposentados pelo município de Porto Velho para o quadro da União, já que Roraima passou por uma situação parecida. 

Quanto às compensações previdenciárias, o presidente do Ipam mostrou ao conselheiro José Gomes que os servidores contribuíram também ao INSS e se aposentaram pelo Ipam. Isso pede que o TCE agilize as avaliações e as homologue para que sejam enviadas ao Ministério da Previdência e consigam recursos para pagar essas aposentadorias na parte que cabe à União. 

O TCE é responsável pela avaliação dos pedidos de aposentadorias dos servidores e há entre os processos que se encontram no tribunal a situação de passarem ou não para o quadro da União, mas são os servidores que estão pedindo a aposentadoria. Os aposentados e pensionistas também devem optar se querem ou não passar para a União. “A reunião foi muito proveitosa, e recebemos a garantia do presidente José Gomes de que agilizará o máximo possível as análises dos casos de compensações e temos a certeza de que em breve vamos ter bons resultados para compartilhar com nossos aposentados e pensionistas”, informou João Herbert.

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)