Sábado, 23 de agosto de 2008 - 17h18
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia volta a defender a não remuneração para os políticos no Brasil. O presidente da Seccional, Hélio Vieira da Costa, afirma que a sociedade deve se unir à OAB para continuar cobrando a efetivação da reforma política, com financiamento público de campanha e subsídios para desenvolvimento das atividades representativas, com maior controle da sociedade. Assim, o Governo não precisaria arrancar tantos recursos da sociedade para cobrir furos em seu caixa, explica.
O assunto volta a ser debatido no momento em que a OAB e a CNBB intensificam, em todo o Brasil, a luta contra a corrupção e pela ética na política, através dos Comitês de Combate a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política. Segundo Hélio Vieira, a atividade política não remunerada junto com a fidelidade partidária deve minimizar a corrupção e acabar com as famosas negociatas políticas.
Na opinião do advogado, o fim dos autos salários aos políticos deve atrair menos corruptos e mais pessoas comprometidas com o bem público. Só dessa forma os políticos deixarão de disputar cargos eletivos visando meramente a remuneração e as negociatas, como acontece atualmente. A própria OAB é um exemplo de trabalho voluntário que pode servir à política.
O Poder Judiciário Brasileiro, segundo Hélio Vieira, já deu uma importante contribuição à política ao definir a questão da fidelidade partidária. Agora, o povo espera que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal continuem avançando no tema, ampliando o alcance da fidelidade partidária para todos os cargos eletivos, observou.
A decisão do Supremo, assim como o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral quanto à relação dos políticos com seus partidos, diz Hélio, inaugura uma nova forma de fazer político no Brasil. Mas é importante que a sociedade faça a sua parte, votando de maneira honesta e consciente.
Fonte: Ascom - OAB-RO
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)