Sábado, 12 de agosto de 2006 - 14h59
"A sociedade deve ser construída com base em princípios éticos e morais, até porque atualmente sofremos as conseqüências de nossa omissão no processo político, de Rondônia e do Brasil, principalmente porque não exercemos nossa cidadania". A observação foi feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, Orestes Muniz, durante palestra, sexta-feira à noite, para acadêmicos do curso de Direito da Faculdade São Lucas, como parte das atividades da Instituição comemorativas ao Dia do Advogado e ao Dia do Estudante.
Segundo Orestes Muniz, a classe estudantil sempre se manifestou em momentos políticos decisivos do País e agora não deve ficar alheio ao processo. "O estudante deve adotar uma postura de vanguarda para acabar com a corrupção. Não é admissível que fiquemos alheios a esse processo de desmoralização que afeta Rondônia e o Brasil", disse o presidente da OAB/RO. Ele observou que 90% dos candidatos que buscam votos nas próximas eleições tentam a reeleição ou foram reprovados em pleitos anteriores. "Apenas 10% dos candidatos representam alternativas para a renovação política. O momento exige reflexão profunda, mesmo porque se elegemos determinado candidato não podemos acusá-lo posteriormente. Precisamos pensar e praticar princípios morais e éticos, refletindo sobre o que queremos para o futuro de Rondônia e do País. Precisamos, principalmente, refletir que somos responsáveis pela formação da base para as próximas gerações, e essa base deve ser formada com a prática da ética e da moralidade", alertou Orestes Muniz.
Em Rondônia, conforme avaliação do presidente da OAB/RO, foi estabelecida uma situação de extrema gravidade que, conforme disse, gera um clima de incertezas quanto ao futuro do Estado. "O cidadão rondoniense precisa buscar informações para estar preparado para atuar no processo de moralização, especialmente porque essa situação resulta em desânimo. Mas, é preciso agir e praticar o comportamento ético e moral para que tenhamos condições de reverter esse quadro. Precisamos respeitar o semelhante e refletir sobre o nosso papel na sociedade", complementou Orestes Muniz. A palestra do presidente da OAB/RO foi realizada no auditório da Faculdade São Lucas.
A coordenadora do curso de Direito da São Lucas, Angelina Licório, destacou a importância da palestra de Orestes Muniz para os acadêmicos.
FONTE: Chagas Pereira Registro (Profissional 165 DRT/RO)
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)