Sábado, 16 de outubro de 2010 - 10h35
Foi inaugurada ontem (15) pela manhã, a Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) de Porto Velho. Estiveram participando da solenidade o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, o ex-diretor do Departamento de Saúde Indígena (Dsai), Wanderlei Guenka, o coordenador regional, Josafá Piahuy Marreiro, a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Lindalva Coutinho e a chefe da Casai de Porto Velho, Mariza Barroso.
Construída com recursos próprios, a nova unidade de atendimento possui uma área construída de 1.050 metros quadrados. A mesma estrutura abriga também a unidade administrativa do Pólo Base de Porto Velho.
A nova Casai está oferecendo mais conforto aos indígenas, que precisam de tratamento de saúde. O investimento de mais de 1 milhão de reais, possibilitou dobrar a capacidade de atendimento da Casai Porto Velho, que antes funcionava em um prédio alugado.
Ao falar sobre a inauguração, Faustino Filho afirmou que a Casai Porto Velho é das mais estruturadas do país, ressaltando, que a partir de agora os índios de Rondônia terão um atendimento de saúde de melhor qualidade. O dirigente da Funasa destacou também, o trabalho realizado diariamente pelos servidores da instituição, que fazem tudo o que é possível, para que os índios sejam bem atendidos.
Sobre a transferência do atendimento de saúde para uma secretaria recém criada pelo Governo Federal, Faustino Filho disse que a Funasa continua realizando ações em todo Brasil, visando atender as necessidades dos povos indígenas. Como exemplo, o dirigente citou a conclusão das obras da Casai Porto Velho, iniciada há três anos. “A Funasa não deixará de colaborar para a saúde indígena”, ressaltou o dirigente.
Para Josafá Marreiro, a Casai Porto Velho é uma conquista das comunidades indígenas, dos dirigentes e servidores da coordenação e do ex-diretor do Dsai, Wanderlei Guenka, que não mediu esforços para que as obras fossem concluídas.
Ao falar durante a solenidade, o secretário de saúde de Porto Velho, Williames Pimentel disse que Funasa merece o respeito do povo de Rondônia, por tudo que já fez e que poderá fazer. Segundo ele, está de parabéns as comunidades indígenas, que recebem uma casa moderna, com qualidade e com todos os equipamentos necessários.
O ex-diretor do Desai Wanderlei Guenka, a Casai Porto Velho é um bom exemplo da aplicação correta dos recursos públicos. Para ele, ninguém pode negar que a saúde indígena no Brasil avançou nos últimos dez anos. Para aqueles que tiverem dúvidas é só verificar os indicadores de saúde, declarou o ex-diretor.
Após a cerimônia de inauguração, o presidente da Funasa e o coordenador regional de Rondônia estiveram visitando as obras iniciais do sistema de esgotamento sanitário de Espigão D’Oeste.
Fonte: Júlio Aires
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta