Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Funasa inaugura casa de apoio em Porto Velho


 
Foi inaugurada ontem (15) pela manhã, a Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) de Porto Velho. Estiveram participando da solenidade o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, o ex-diretor do Departamento de Saúde Indígena (Dsai), WandePresidente da Funasa inaugura casa de apoio em Porto Velho - Gente de Opiniãorlei Guenka, o coordenador regional, Josafá Piahuy Marreiro, a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Lindalva Coutinho e a chefe da Casai de Porto Velho, Mariza Barroso.

Construída com recursos próprios, a nova unidade de atendimento possui uma área construída de 1.050 metros quadrados. A mesma estrutura abriga também a unidade administrativa do Pólo Base de Porto Velho.

A nova Casai está oferecendo mais conforto aos indígenas, que precisam de tratamento de saúde. O investimento de mais de 1 milhão de reais, possibilitou dobrar a capacidade de atendimento da Casai Porto Velho, que antes funcionava em um prédio alugado.

Ao falar sobre a inauguração, Faustino Filho afirmou que a Casai Porto Velho é das mais estruturadas do país, ressaltando, que a partir de agora os índios de Rondônia terão um atendimento de saúde de melhor qualidade. O dirigente da Funasa destacou também, o trabalho realizado diariamente pelos servidores da instituição, que fazem tudo o que é possível, para que os índios sejam bem atendidos.

Sobre a transferência do atendimento de saúde para uma secretaria recém criada pelo Governo Federal, Faustino Filho disse que a Funasa continua realizando ações em todo Brasil, visando atender as necessidades dos povos indígenas. Como exemplo, o dirigente citou a conclusão das obras da Casai Porto Velho, iniciada há três anos. “A Funasa não deixará de colaborar para a saúde indígena”, ressaltou o dirigente.

Para Josafá Marreiro, a Casai Porto Velho é uma conquista das comunidades indígenas, dos dirigentes e servidores da coordenação e do ex-diretor do Dsai, Wanderlei Guenka, que não mediu esforços para que as obras fossem concluídas.

Ao falar durante a solenidade, o secretário de saúde de Porto Velho, Williames Pimentel disse que Funasa merece o respeito do povo de Rondônia, por tudo que já fez e que poderá fazer. Segundo ele, está de parabéns as comunidades indígenas, que recebem uma casa moderna, com qualidade e com todos os equipamentos necessários.

O ex-diretor do Desai Wanderlei Guenka, a Casai Porto Velho é um bom exemplo da aplicação correta dos recursos públicos. Para ele, ninguém pode negar que a saúde indígena no Brasil avançou nos últimos dez anos. Para aqueles que tiverem dúvidas é só verificar os indicadores de saúde, declarou o ex-diretor.

Após a cerimônia de inauguração, o presidente da Funasa e o coordenador regional de Rondônia estiveram visitando as obras iniciais do sistema de esgotamento sanitário de Espigão D’Oeste.

Fonte: Júlio Aires
 

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)