Terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 17h35
Na noite de ontem (25), em discurso proferido na abertura da aula inaugural da nova fase do projeto Acreditar, uma parceria SENAI e Odebrecht, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú lembrou que desde a implantação do Acreditar, em 2008 mais de 3.800 profissionais foram formados pelo SENAI nas áreas da Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva e Eletroeletrônica e que o programa estima capacitar 9 mil pessoas até o final de 2010.
“Esta mão de obra especializada irá atender as demandas da Usina Santo Antônio. A qualificação profissional proporciona vantagens competitivas, pois ao final das obras, o saldo será positivo, pois estes profissionais poderão atuar nas novas plantas industriais do estado”, afirmou o presidente.
Baú agradeceu a confiança que a Odebrecht depositou no SENAI, desta forma fortalecendo a parceria que continuará contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia. Ele parabenizou o trabalho do diretor regional e da equipe do SENAI, uma instituição sempre atenta às necessidades do parque industrial do estado, aumentando sua atuação na capital e no interior. “Não poderia deixar de agradecer a parceria incondicional do Governo de Rondônia para ações em prol do fortalecimento do nosso estado”.
Ao se dirigir aos alunos, Baú afirmou que a única forma de crescer na vida é por meio do conhecimento e da formação profissional. “Com isso vocês irão melhorar os salários, o poder aquisitivo, e consequentemente a qualidade de vida da família. A Odebrecht está apostando em vocês oportunizando capacitação profissional e trabalho. Ao final desta obra grandiosa, como disse nosso amigo Camata, vocês e todos nós sentiremos orgulho, pois o empreendimento terá o selo de qualidade do trabalhador rondoniense, que juntamente com a FIERO, SENAI, e a Odebrecht terão escrito mais um importante capítulo da história do estado de Rondônia”.
Também falando aos alunos, a diretora de Operações, Adir Oliveira, na ocasião representando o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, disse que “cada desafio representa uma oportunidade para crescer, de evoluir na carreira formativa e contribuir para o desenvolvimento deste estado. Desejo a todos sucesso nesta nova fase de suas vidas”.
Miguel Sena Figueiredo, diretor de contrato das obras de montagem da UHE Santo Antônio destacou a importância do Acreditar como programa de formação profissional. “Dando sequencia ao Acreditar vemos como fundamental a parceria com o SENAI, na busca de um programa de qualificação profissional visando dar oportunidade a população local”. Em sua mensagem para os alunos, Miguel disse que são as pessoas que constroem o futuro, com trabalho e estudo. “O futuro não é para ser previsto, mas para ser inventado”.
O diretor destacou que nesta etapa o objetivo é formar mais de 600 pessoas. “Iniciaremos com três turmas de mecânico, uma de soldador e uma de pintor. As capacitações serão estendidas para outras funções como encanador industrial, eletricista industrial, montadores de estruturas metálicas, o pessoal que irá trabalhar nas usinas na área de montagem. Tentaremos abranger todas as funções que são utilizadas na usina. Estes profissionais passarão por um processo seletivo. O programa é gratuito e a Odebrecht está dando preferência a pessoas que tenham passado pelo módulo básico do Acreditar, mas as inscrições estarão abertas também para os alunos do SENAI e demais pessoas interessadas.
Para Jorge Luz, gerente administrativo financeiro da Odebrecht, a parceria entre Odebrecht e SENAI é antiga. “Felizmente podemos continuar esta parceria e contar com o apoio do SENAI em Rondônia na construção de todo o material didático, e por meio da competência do corpo docente. Quero frisar que é uma parceria muito forte e que certamente irá continuar. Aos alunos afirmo que a Odebrecht acredita na educação como único caminho para a realização do homem. Eu diria ainda aos alunos inscritos que este em um trabalho sério voltado à comunidade e que tem como objetivo não apenas levar pessoas treinadas e capacitadas para a obra, mas servir a comunidade e contribuir para o desenvolvimento do estado”.
Ao final da solenidade, o presidente Denis Baú e o diretor Miguel Sena fizeram a entrega simbólica do material didático para cinco alunos.
O evento contou com a presença do comandante da Base Aérea, coronel aviador, Jason Sakai, do gerente de tecnologia do SENAI, Nilson Choeri, do diretor executivo da Uniron, Fernando Prado, do gerente da empresa IMMA, José Gustavo Almeida, do comandante do 5º Batalhão de Engenharia, tenente coronel Moacir Rangel, do deputado federal Lindomar Garçon, colaboradores do Sistema FIERO, e profissionais da imprensa local.
UNICOM - FIERO
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér