Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Ameron prestigia abertura da Mostra Cinema e Direitos Humanos



O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juiz Francisco Borges, foi uma das autoridades convidadas para a abertura da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. O evento é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio local da própria Ameron. “Como representantes da justiça, nós magistrados nos preocupamos em apoiar iniciativas como essa, de promoção e defesa dos direitos humanos, sobretudo porque se trata de uma atividade cultural, relevante à sociedade”, pronunciou-se o magistrado ao ser convidado a fazer o uso da palavra.Presidente da Ameron prestigia abertura da Mostra Cinema e Direitos Humanos - Gente de Opinião

A abertura contou com a representação da Cia Beiradeira de Teatro, com a performance “Escola do Mundo às avessas”, texto de Eduardo Galeano, direção de Rodrigo Vrech, com o ator Eliseu Braga, a bailarina Andrea Melo e o músico Anderson Benvindo. Também se apresentaram na noite de estreia da Mostra os alunos da Escola Rio Branco que integram o projeto social “Canteiros de Sons”, grupo de percussão com instrumentos musicais feitos de materiais reciclados.

Além do juiz Francisco Borges, também se pronunciaram sobre a importância de se refletir os direitos humanos por meio da arte cinematográfica, o diretor de programas sociais do Sesc, Mauro Arruda e o representante da Pro-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Rondônia, professor Paulo Moraes, também apoiadores locais da Mostra.

As mestres de cerimônia, jornalistas Emanuela Palma e Simone Norberto, integrantes do CineOca, Cineclube de Rondônia, que assina a produção local da mostra, em nome da SDH agradeceram a presença de todos, e declararam aberta a programação, iniciada com o filme “História de Amor e Fúria”, uma animação brasileira que propõe a revisão da história a partir de dois personagens ao longo de 600 anos.

O público que compareceu à abertura recebeu kits contendo bolsa, camiseta, catálogo, programa, caderneta de anotações e marcadores, todos os itens com logomarca da Mostra. Ao final foi servido um coquetel oferecido pela Secel, Superintendência de Cultura do Estado.

A Mostra é produzida nacionalmente pela Universidade Federal Fluminense conta ainda com apoio local do Corpo de Bombeiros, da Eletrobras, da Escola Marcelo Cândia e patrocínio da Petrobras e do BNDS. A programação segue até quinta-feira. Ao todo 38 filmes serão exibidos entre curtas, médias e longas, dando uma importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.
 

Acessibilidade

Todos os filmes da mostra serão exibidos com closed caption para pessoas com deficiência auditiva. Haverá também sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

A entrada é franca e todo o material gráfico da mostra é distribuído gratuitamente.
 

Reflexão Social

Para compor a Mostra Competitiva foram escolhidos 24 filmes de diferentes países da América do Sul, sendo 13 longas, 07 médias e 04 curtas. Os filmes selecionados dizem respeito a diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros, sem deixar de lado a qualidade cinematográfica. O objetivo principal é fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos a fim de construir na sociedade uma consciência cidadã por meio da promoção do respeito às diversidades, do exercício da solidariedade e consequentemente, da concretização da dignidade da pessoa humana. A originalidade estética e linguística é um caminho para estimular esse debate, fazendo jus à transversalidade que esse universo temático exige. Dessa forma, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, possuindo uma diversidade de linguagem e um cuidadoso apuro técnico, assume o desafio de incitar a reflexão sobre temas políticos e sociais.

Fonte: Marco Sales

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)