Quarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Alero defende moradores da Unidade Soldado da Borracha durante reunião interinstitucional no TJRO

Moradores da Unidade Soldado da Borracha denunciam que não foram ouvidos antes da publicação do decreto.


Reunião resultou na formação de um grupo de trabalho para analisar alternativas jurídicas e administrativas (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Reunião resultou na formação de um grupo de trabalho para analisar alternativas jurídicas e administrativas (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Na tarde desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou de uma reunião interinstitucional de alta relevância, realizada na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em Porto Velho. O encontro reuniu representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e representantes das comunidades da região conhecida como Soldado da Borracha.

“A Assembleia Legislativa não se furtará de estar ao lado dessas famílias que sempre viveram em harmonia com a natureza. Nosso compromisso é com a justiça social e com a proteção de quem produz e preserva. Vamos lutar para corrigir os excessos desse decreto e assegurar os direitos dos moradores”, afirmou o deputado Alex Redano.

A reunião contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Elias Rezende, que representou o governo do estado nas tratativas. O objetivo central foi discutir os impactos causados pelo decreto estadual que criou onze Unidades de Conservação em Rondônia durante o governo do ex-governador Confúcio Moura. 

Moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha denunciam que não foram ouvidos antes da publicação do decreto e afirmam que estão sofrendo com severas restrições que comprometem sua permanência e suas atividades econômicas em áreas onde vivem há gerações.

O secretário Elias Rezende afirmou que o governo está aberto ao diálogo e reconhece a necessidade de rever pontos críticos do decreto, desde que haja responsabilidade ambiental.

A reunião resultou na formação de um grupo de trabalho para analisar alternativas jurídicas e administrativas que possam garantir a permanência das comunidades nas áreas tradicionais, promovendo segurança jurídica e justiça social, sem comprometer os princípios da conservação ambiental.

A Assembleia Legislativa acompanhará os próximos passos e deve contribuir na formulação de propostas legislativas e institucionais que respondam às necessidades da população afetada.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Diante do crescente número de notícias sobre crimes sexuais infantojuvenis, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou o Requerimento

Cristiane Lopes garante mais 2,4 milhões para a saúde de Rondônia e ultrapassa marca de 45 milhões investidos no setor

Cristiane Lopes garante mais 2,4 milhões para a saúde de Rondônia e ultrapassa marca de 45 milhões investidos no setor

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista - RO) anunciou nesta semana o pagamento de mais 2,4 milhões em emendas parlamentares individua

Com apoio de Marcos Rocha, Cirone destina R$ 3,2 milhões para a recuperação das estradas rurais de Candeias do Jamari

Com apoio de Marcos Rocha, Cirone destina R$ 3,2 milhões para a recuperação das estradas rurais de Candeias do Jamari

As estradas rurais das linhas 35 e 45, do município de Candeias do Jamari, estão sendo atendidas com serviços de patrolamento e cascalhamento. O tra

Luana Rocha entra no radar político com gestão de impacto na assistência social de Rondônia

Luana Rocha entra no radar político com gestão de impacto na assistência social de Rondônia

À frente da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas/RO) desde 2019, Luana Rocha consolidou um c

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)