Segunda-feira, 6 de agosto de 2007 - 15h11
A solenidade de posse do novo superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima, e do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow, realizada na sexta-feira(03), foi prestigiada por representantes do poder público e entidades ligadas ao meio rural de todo o estado. A unanimidade entre os presentes era a preocupação com os rumos do desenvolvimento rural em Rondônia.
Carlino Lima afirmou seu empenho pela reforma agrária no estado e seu histórico na área, lembrando que um dos maiores "gargalos" está na infra-estrutura dos assentamentos. "Precisamos avançar mais", disse. Lima garantiu que será parceiro dos servidores na busca de condições dignas de trabalho.
O ex-superintendente do Incra e atual delegado do MDA, Olavo Nienow, frisou a coerência e responsabilidade de sua gestão frente ao instituto, desde sua posse, com uma gestão de muito diálogo com todas as partes envolvidas na reforma agrária, e se emocionou ao lembrar os momentos conturbados que enfrentou, especialmente na operação da Polícia Federal "Terra Limpa", que culminou com a prisão de servidores.
Entre as principais realizações de sua gestão, de 2003 a 2007, destacou o assentamento de 6.512 famílias e a digitalização dos dados de todos os imóveis rurais do estado, colocando Rondônia como único estado a dispor de um banco de dados dessa natureza.
Para a delegacia do MDA, Nienow afirmou seu compromisso de buscar agregar valor e diversificar a produção na agricultura familiar, se empenhando nos programas de agroecologia e assessoria técnica.
Na abertura da solenidade, houve ainda pronunciamentos em apoio aos novos gestores por parte do deputado federal, Anselmo de Jesus, do deputado estadual, Neri Firigolo, da representante do prefeito de Porto Velho, Josélia Neves, do presidente da Federação do Trabalhadores da Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Dobri, além de manifestações de apoio vindas de todo o estado.
Fonte: Jeanne M. Machado
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)