Terça-feira, 10 de abril de 2012 - 17h14
O prefeito Roberto Sobrinho assinou na manhã desta terça-feira, 10, a Ordem de Serviço para o início da obra de recuperação das estradas vicinais de Porto Velho. Participaram da solenidade ocorrida no balneário “Parque das Araras”, além do prefeito, os secretários municipais Jeoval Batista (Agricultura e Abastecimento) e Miriam Saldaña (Obras), a coordenadora municipal de Estradas Rurais, da Semob, Regina Gonzaga, além de parlamentares e produtores rurais.
Serão investidos nessa etapa R$ 1 milhão para recuperar e dar manutenção a mais de um mil quilômetro de vicinais. O trabalho iniciou pela estrada da Areia Branca e se estenderá até os distritos do eixo da BR 364. As intervenções iniciaram nesta terça-feira com o deslocamento de máquinas e operários para o local.
A coordenadora municipal de Estradas Rurais, Regina Gonzaga, lembrou que na região por onde o trabalho foi iniciado mora um número significativo de trabalhadores rurais que serão beneficiados com o serviço da prefeitura. “A meta é avançar com este programa até o final do ano, beneficiando produtores rurais e milhares de moradores das regiões mais distantes do centro urbano da capital”, disse a coordenadora.
O secretário Jeoval Batista lembrou que a recuperação de estradas para o escoamento da produção tem sido o grande gargalo em Porto Velho e em todo o país e em que pesa as dificuldades encontradas, a prefeitura tem feito a sua parte. “Tivemos problemas no ano passado, mas isso já foi superado. Não podemos esquecer também do inverno rigoroso que faz na Amazônia, mas a prefeitura não tem medido esforços para ajudar os agricultores”, disse o secretário.
Miriam Saldaña, que assumiu a Secretaria Municipal de Obras na última semana, lembrou que a execução do trabalho partiu de uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho, preocupado com os transtornos que causam a má conservação das vicinais. “Vamos atacar firme nessa questão. Já temos um calendário montado para ser executado ao longo do ano e nele está programado também intervenções nos distritos, como Jacy-Paraná, União Bandeirante e outros”, afirmou.
Miriam Saldaña lembrou ainda que se não fosse iniciado o trabalho de recuperação, as condições da malha viária rural comprometeriam a atividade dos agricultores familiares, prejudicando o escoamento da produção; os estudantes, que não teriam como chegar à escola; e a própria população rural, que ficaria prejudicada quando necessitasse se deslocar até o centro urbano de Porto Velho.
Ritmo acelerado
Aos agricultores, o prefeito Roberto Sobrinho explicou que o trabalho de recuperação das estradas não pôde ser realizado no ano passado por causa de uma questão burocrática levantada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), envolvendo o contrato de horas/máquinas. Mas que a pendência já foi resolvida. “Essa questão já foi superada e vamos agora aproveitar que o período das chuvas está acabando para ‘atacar’ essa questão das estradas rurais. No inverno é muito difícil tocar esses serviços que mexem com movimentação de terra. Mas esse serviço não ficou paralisado, apenas diminuímos o ritmo. Mas, a partir de agora, com a proximidade do verão, daremos uma maior velocidade nesse trabalho”, afirmou.
O prefeito lembrou também que a capital, de acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), tem 4.500 quilômetros de estradas rurais. Para poder atender toda essa malha viária a Prefeitura de Porto Velho busca uma parceria com o estado, repassando para o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) a responsabilidade de recuperação das estradas dos distritos da Ponta do Abunã.
Roberto Sobrinho revelou que o governador Confúcio Moura já se manifestou favoravelmente à parceria faltando apenas firmar oficialmente o acordo. “Estamos no aguardo de formalizar essa parceria. Com o estado atendendo a Ponto do Abunã, a prefeitura terá como atender as outras regiões do município”, frisou.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis