Sexta-feira, 8 de abril de 2011 - 16h11
O prefeito Roberto Sobrinho participou, na manhã desta sexta-feira (08/04), no Hotel Rondon em Porto Velho, da solenidade de assinatura de convênios de transporte escolar com o governo do Estado, através da secretaria de Estado da Educação (Seduc). O governador Confúcio Moura explicou que este ano vai investir quarenta milhões de reais no transporte dos alunos, através de contratos e convênios. “O repasse será efetivado em duas parcelas e os municípios serão atendidos conforme as necessidades apresentadas”, disse ele.
Confúcio lembrou ainda que encaminhou um projeto de sua autoria para a Assembleia Legislativa para a criação da guarda escolar, para garantir maior segurança para as crianças, lamentando a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro esta semana. “Esta é uma preocupação de muito antes desta tragédia. Tenho pensando muito na educação e na segurança das escolas, pois são a partir delas que se pensa no que queremos para nosso futuro”, disse Confúcio.
O prefeito Roberto Sobrinho agradeceu ao governador e disse que a prefeitura de Porto velho há seis anos vem transportando alunos do estado e do município sem nenhuma ajuda do governo do estado. “Em 2005 quando assumi a administração da capital, transportávamos mil e quinhentos alunos e hoje são mais de nove mil. E são alunos das escolas municipais e também do estado. A gestão passada do governo não liberou qualquer recurso para Porto Velho. Esta é a primeira vez nestes quase sete anos que a prefeitura recebe o apoio do governo do estado. Isso demonstra em mais uma iniciativa do governador Confúcio Moura de que a cooperação e a união de estado e municípios é que vai gerar ainda mais desenvolvimento”, discursou.
Roberto Sobrinho também lamentou a tragédia do Rio e pediu que todos orassem vítimas. “Vamos pedir a Deus que possa consolar estas famílias neste momento tão difícil e vamos procurar garantir que isso não aconteça em nossa cidade, vamos buscar recursos que possam levar segurança para nossas crianças e para as famílias que deixam sob a responsabilidade dos governos municipais e estaduais seus mais preciosos bens”, disse ele.
O prefeito lembrou ainda que em 2005 a prefeitura trabalhava das estradas rurais porque as reivindicações eram principalmente sobre a dificuldade no escoamento das produções. “Hoje fazemos a recuperação, abertura e manutenção das estradas porque hoje as maiores solicitações são de acesso à educação. E a prefeitura vinha fazendo um grande esforço para atender toda a demanda. hoje com esta importante parceria do governador Confúcio Moura será possível fazer mais”, finalizou.
A deputada Epifânia Barbosa destacou que a educação precisa ser levada a sério e que quando foi secretária municipal de Educação viu de perto a ausência do governo. “ Muitos recursos acabavam, sendo devolvidos e a gente não tinha acesso. Hoje vendo essa iniciativa do governador Confúcio Moura passo a acreditar num estado mais desenvolvido e numa capital ainda mais valorizada”, disse.
Discursaram ainda o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o secretário de Educação do Estado, Jorge Elarrat, que destacaram a nova posição do governo do estado em apoiar os municípios e garantir que as prefeituras possam trabalhar asseguradas com maiores recursos do governo.
Os municípios contemplados com os convênios assinados foram: Porto Velho, Alta Floresta, Alto Alegre, Alto Paraíso, Ariquemes, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Jorge Teixeira, Guajará Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji Paraná, Machadinho, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Novo Horizonte, Ouro Preto, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Primavera, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Felipe, São Francisco do Guaporé, São Miguel, Seringueiras, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vilhena.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Medeiros
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo
Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu
Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores