Terça-feira, 10 de dezembro de 2013 - 12h38
A prefeitura de Porto Velho protocolou documento na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), na segunda-feira (09), solicitando autorização para utilizar e também levar benefícios à área onde está construída a Igreja de Santo Antônio e entorno, na comunidade que tem o nome do santo. O ofício n° 1057/2013 foi entregue ao superintendente Antônio Roberto Ferreira pelo secretário de Regularização Fundiária e Habitação, Christian Camurça.
Conforme o secretário, além do documento solicitando a cessão de uso da área por parte do Município, também foram entregues a planta esquemática georreferenciada, memorial descritivo, ficha técnica, cadastro nominal, certidão narrativa, foto de satélite com poligonal da área definitiva, A.R.T. da área definida e planilha de gastos e dotação orçamentária.
Parte da documentação já havia sido encaminhada à SPU para análise, sendo posteriormente solicitados outros documentos, os quais foram entregues na segunda-feira. Christian Camurça explicou que por se tratar de área próxima a margem do Rio Madeira, sob domínio da Marinha do Brasil, a União, por força de lei, não pode transferir para o domínio da prefeitura, mas apenas autorizar sua utilização. Com isso, poderá não apenas utilizar o espaço, como cuidar dele.
O superintendente Antônio Roberto Ferreira garantiu a Christian Camurça que já na próxima semana dará anuência para que o Município possa interferir no local, que é um dos principais pontos turísticos de Porto Velho. “Agora só depende da decisão da SPU”, comentou o secretário.
Cultura Indígena
Próximo da Igreja de Santo Antônio, na gestão passada, foi construído o Centro de Cultura Indígena. A obra foi erguida pelo consórcio construtor da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, como parte das compensações sociais. Por ter sido construído em terreno da União, o espaço só poderá ser utilizado pelo público e receber serviços da prefeitura quando a área for cedida para o Município.
O Centro de Cultura Indígena também servirá para expor peças arqueológicas encontradas durante a construção da hidrelétrica, fato que valoriza a história de Porto Velho e de Rondônia como um todo, e, consequentemente, fortalecerá o turismo no local.
Fonte: Augusto José
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)