Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura solicita ao SPU área da Igreja Santo Antônio



   A prefeitura de Porto Velho protocolou documento na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), na segunda-feira (09), solicitando autorização para utilizar e também levar benefícios à área onde está construída a Igreja de Santo Antônio e entorno, na comunidade que tem o nome do santo. O ofício n° 1057/2013 foi entregue ao superintendente Antônio Roberto Ferreira pelo secretário de Regularização Fundiária e Habitação, Christian Camurça.

   Conforme o secretário, além do documento solicitando a cessão de uso da área por parte do Município, também foram entregues a planta esquemática georreferenciada, memorial descritivo, ficha técnica, cadastro nominal, certidão narrativa, foto de satélite com poligonal da área definitiva, A.R.T. da área definida e planilha de gastos e dotação orçamentária.

   Parte da documentação já havia sido encaminhada à SPU para análise, sendo posteriormente solicitados outros documentos, os quais foram entregues na segunda-feira. Christian Camurça explicou que por se tratar de área próxima a margem do Rio Madeira, sob domínio da Marinha do Brasil, a União, por força de lei, não pode transferir para o domínio da prefeitura, mas apenas autorizar sua utilização. Com isso, poderá não apenas utilizar o espaço, como cuidar dele.

   O superintendente Antônio Roberto Ferreira garantiu a Christian Camurça que já na próxima semana dará anuência para que o Município possa interferir no local, que é um dos principais pontos turísticos de Porto Velho. “Agora só depende da decisão da SPU”, comentou o secretário.

Cultura Indígena

   Próximo da Igreja de Santo Antônio, na gestão passada, foi construído o Centro de Cultura Indígena. A obra foi erguida pelo consórcio construtor da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, como parte das compensações sociais. Por ter sido construído em terreno da União, o espaço só poderá ser utilizado pelo público e receber serviços da prefeitura quando a área for cedida para o Município.

   O Centro de Cultura Indígena também servirá para expor peças arqueológicas encontradas durante a construção da hidrelétrica, fato que valoriza a história de Porto Velho e de Rondônia como um todo, e, consequentemente, fortalecerá o turismo no local.


Fonte:  Augusto José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)