Quarta-feira, 19 de maio de 2010 - 16h03
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), terminou de recolher mais 5 mil pneus inservíveis. O carregamento foi suficiente para encher mais duas carretas que transportarão a carga para Goiânia, capital do estado de Goiás. Na capital goiana os pneus serão descarregados em uma fábrica de cimentos que utiliza fornos com filtros especiais que impedem a poluição do meio ambiente.
O carregamento está dentro da Ação Ambiental de Combate ao Mosquito da Dengue, mantida pela Prefeitura, “essa ação é permanente, e as empresas que revendem pneus, ou as borracharias, quando estão com uma grande quantidade de pneus velhos, acionam a Sema que, por sua vez, aciona a empresa Recilanip, que envia as carretas para buscar os pneus”, explicou Robson Damasceno Silva Jr., assessor executivo da Sema.A mão de obra para o carregamento dos pneus não gera nenhum custo para a Prefeitura, há uma parceria para o carregamento com a empresa Marquise e as revendedoras de pneus e as borracharias.Em Porto Velho foram instalados 25 ecopontos de recolhimento de pneus velhos, que ao alcançarem um número suficiente para os carregamentos são levados para fora da cidade.
A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, que entende que o papel do consumidor final se limita a deixar os pneus velhos em local apropriado para futuro recolhimento.
A Campanha
A campanha permanente da Prefeitura, “Porto Velho Unida para o Recolhimento de Pneus”, foi lançada no início do mês de março deste ano, 2.010. O secretário municipal de Meio Ambiente, Agnaldo Santos, lembrou que antes da ação da prefeitura, “os pneus velhos eram acumulados no lixão, em alguns quintais, em borracharias, ou simplesmente jogados no meio-ambiente, ou incinerados o que é altamente poluidor, e ainda lançados no fundo do Rio Madeira e nas valas e calhas de escoamento das águas das chuvas, provocando alagamentos e também servindo de criadouros para o mosquito da dengue”, destacou Agnaldo.
No início da campanha o cálculo era a existência de mais de 200 mil pneus nestas condições, até o momento estimasse que cerca de 100 mil pneus foram recolhidos. Esta é a quinta vez que carretas são carregadas com pneus inservíveis.
Fonte: Fabrícius Bariani
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)