Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura retira em média 500 toneladas de lixo por dia das ruas de Porto Velho


 

A quantidade de entulhos retirados das ruas de Porto Velho, através da Operação Verão, que prevê a limpeza e o encascalhamento de vias públicas, lançada pela Prefeitura em maio deste ano, é de causar espanto. A afirmação é do secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Jair Ramires. Segundo revelou, chegam a ser transportados em média 500 toneladas, diariamente.

A operação já está em execução há quase dois meses, percorreu mais de dez bairros e está atualmente concentrada na região Leste, especificamente no bairro JK e na zona Sul, no Caladinho. Para atender a demanda de serviços, a Semusb conta com o suporte de aproximadamente 600 servidores, entre garis, pintores e operadores de máquinas. O número de equipamentos também é grande, cerca de 120, entre tratores, retro-escavadeiras, e caminhões caçamba.

De acordo com Ramires, a ação é dividida em quatro frentes de trabalho: limpeza e encascalhamento de ruas, revitalização dos canteiros centrais com a reposição de plantas e poda de árvores e pintura de meios-fios. Outro foco da operação está voltado a limpeza dos terrenos baldios localizados na área urbana, cujos proprietários estão passivos a notificação e consequentemente a aplicação de multas, caso não comecem a cuidar de seus terrenos.

“A Prefeitura está empenhada em dar um novo visual à cidade, porém não vamos mais permitir que a população continue jogando tanto lixo na frente das casas, como estamos constatando agora com essa grande quantidade de entulho que está sendo retirado pelas máquinas da Operação Verão”, alertou.

O secretário informou ainda que os trabalhos serão intensificados com chegada do verão, uma vez que o período chuvoso, impede o bom andamento dos serviços, que muitas vezes precisam até ser suspensos. Paralelamente, ao encascalhamento das ruas, o que é uma responsabilidade da Semusb, várias vias estão recebendo pavimentação asfáltica, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras (Semob), como parte das ações da Operação Verão.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)