Terça-feira, 3 de maio de 2011 - 12h18
![]() |
Moradores da Travessa Santa Maria, entre Herbert de Azevedo e Álvaro Maia, no bairro Olaria, região central de Porto Velho, estão agradecidos pelo serviço que a prefeitura realiza no local, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Eles disseram que após quase 30 anos sofrendo com alagações, o problema será resolvido com abertura da rede de drenagem no local. “Finalmente teremos tranqüilidade e não perderemos nossos bens”, afirmou o funcionário público estadual Dorival França.
Conforme o morador, desde 1982 que a comunidade encaminhava documentos à Semob pedindo que o problema fosse solucionado, mas nunca era atendida. Durante esse período, os moradores sofriam com as constantes alagações. “Às vezes ficávamos com água no joelho dentro de casa e perdíamos quase todos os móveis e eletrodomésticos”, lembra. Com a desobstrução da rede de drenagem feita pela prefeitura, França acredita que as casas não serão mais inundadas. “Pelo que fiquei sabendo, o prefeito Roberto Sobrinho deu uma ordem direta para resolver essa situação de uma vez por todas. Ele está de parabéns”, declarou.
O drama da funcionária pública municipal aposentada Heloisa Helena de Moura era semelhante. Ela disse que mora no local desde 1990 e muitas vezes quando a chuva era bastante forte, a água atingia mais de meio metro dentro de sua casa. “Era um desespero para todos nós. Minha expectativa agora é que todos os bueiros sejam desobstruídos e que nossas casas não sejam mais invadidas pela água e o lixo”, afirmou.
Heloisa Helena recorda que a maioria dos benefícios conseguidos para a Travessa Santa Maria durante gestões anteriores foi pelo esforço dos moradores. Eles reuniram recursos para retirar o lixo de um terreno baldio, compraram manilhas para fazer a rede de drenagem e os paralelepípedos utilizados no calçamento da via pública. “A prefeitura nesse período arcou somente com a mão de obra,” comentou.
Ponto de alagamento
De acordo com o secretário Marcelo Fernandes (Semob), durante gestões anteriores a tubulação de drenagem na Rua Tenreiro Aranha foi aterrada e as caixas coletoras (bocas de lobo) entupidas por alguns moradores, fazendo com que as casas da Travessa Santa Maria ficassem inundadas. “Quando chovia, o trecho se transformava em um grande ponto de alagamento”, disse.
O coordenador de vias urbanas, Erenilson da Silva Brito, explicou que já foram construídas três bocas de lobo de um total de nove. Ele informou que quatro delas, no cruzamento da Tenreiro Aranha com Herbet de Azevedo, foram totalmente vedadas por moradores, o que gerou o problema, mas serão reabertas. “Isso ocorreu porque muitos ligaram canos de fossas na rede de drenagem e outros taparam para evitar o mau cheiro na frente das casas”.
Fonte:Augusto José
Fotos: Quintela
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e