Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura reforça pintura de faixas e sinalização das ruas da Capital



 A prefeitura de Porto Velho acelera o ritmo dos trabalhos para revitalizar toda sinalização vertical e horizontal (faixas e placas), das principais ruas e avenidas da Capital. Conforme determinação do prefeito Roberto Sobrinho, a prioridade são as faixas de pedestres em frente às escolas, ruas onde ocorrem os maiores índices de acidentes, cruzamentos de grande fluxo de veículos e as que estão recebendo asfalto novo.

Conforme a secretária de Transportes e Trânsito, Fernanda Moreira, 16 escolas de um total de 42, já foram atendidas com a pintura de faixas de pedestres em frente aos estabelecimentos de ensino. O objetivo, segundo ela, é garantir maior segurança aos estudantes, educadores, funcionários das escolas e a população em geral.

Pinturas de faixas divisórias de fluxos foram feitas nas Avenidas Sete de Setembro, Calama (trecho recapeado), José Vieira Caúla, Rio de Janeiro, Jatuarana, Pinheiro Machado, Alexandre Guimarães e Campos Sales, dentre outras. Na Av. Rio Madeira foi concluído o trecho entre BR-364 e Migrantes. “Nessa próxima fase, vamos sinalizar a Rio Madeira até o Parque Ecológico, inclusive com a colocação de redutores de velocidades (lombadas)”, disse.

Placas

Ainda de acordo com Fernanda Moreira, o trabalho é feito por uma empresa terceirizada, com contrato de um ano, e que já iniciou os serviços há cerca de dois meses. A secretária explica que após a pintura de faixas, serão colocadas placas de sinalização de trânsito, nomes das ruas, e as de identificação de origem e destino. “Nosso objetivo é melhorar o ordenamento do trânsito, facilitar a vida de quem chega à capital e diminuir os índices de acidentes”, enfatiza.

Miguel Calmon

Fernanda Moreira informa que na última sexta-feira (08), a prefeitura iniciou estudos de viabilidade técnica para saber se deve instalar semáforo no cruzamento das Ruas Miguel Calmon e Algodoeiro, no bairro Jardim Eldorado. De acordo com a secretária, apesar das placas de sinalização, vários acidentes graves vêm ocorrendo no local, inclusive capotamentos. As vias receberam nova pavimentação asfáltica e muitos condutores estão abusando da velocidade e invadindo a preferencial, que é a Rua Miguel Calmon.

Para instalação do semáforo, a secretária explica que é necessário um fluxo de 600 veículos por hora na via principal e 200 na secundária. Se esse não for o caso daquele cruzamento, a Semtran vai instalar redutores de velocidade no local - tartarugas- para conter os motoristas infratores. “A prefeitura está trabalhando para tornar o trânsito mais humano, mas é preciso que a população colabore”, concluiu Fernanda Moreira.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)