Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura reforça pintura de faixas e sinalização das ruas da Capital



 A prefeitura de Porto Velho acelera o ritmo dos trabalhos para revitalizar toda sinalização vertical e horizontal (faixas e placas), das principais ruas e avenidas da Capital. Conforme determinação do prefeito Roberto Sobrinho, a prioridade são as faixas de pedestres em frente às escolas, ruas onde ocorrem os maiores índices de acidentes, cruzamentos de grande fluxo de veículos e as que estão recebendo asfalto novo.

Conforme a secretária de Transportes e Trânsito, Fernanda Moreira, 16 escolas de um total de 42, já foram atendidas com a pintura de faixas de pedestres em frente aos estabelecimentos de ensino. O objetivo, segundo ela, é garantir maior segurança aos estudantes, educadores, funcionários das escolas e a população em geral.

Pinturas de faixas divisórias de fluxos foram feitas nas Avenidas Sete de Setembro, Calama (trecho recapeado), José Vieira Caúla, Rio de Janeiro, Jatuarana, Pinheiro Machado, Alexandre Guimarães e Campos Sales, dentre outras. Na Av. Rio Madeira foi concluído o trecho entre BR-364 e Migrantes. “Nessa próxima fase, vamos sinalizar a Rio Madeira até o Parque Ecológico, inclusive com a colocação de redutores de velocidades (lombadas)”, disse.

Placas

Ainda de acordo com Fernanda Moreira, o trabalho é feito por uma empresa terceirizada, com contrato de um ano, e que já iniciou os serviços há cerca de dois meses. A secretária explica que após a pintura de faixas, serão colocadas placas de sinalização de trânsito, nomes das ruas, e as de identificação de origem e destino. “Nosso objetivo é melhorar o ordenamento do trânsito, facilitar a vida de quem chega à capital e diminuir os índices de acidentes”, enfatiza.

Miguel Calmon

Fernanda Moreira informa que na última sexta-feira (08), a prefeitura iniciou estudos de viabilidade técnica para saber se deve instalar semáforo no cruzamento das Ruas Miguel Calmon e Algodoeiro, no bairro Jardim Eldorado. De acordo com a secretária, apesar das placas de sinalização, vários acidentes graves vêm ocorrendo no local, inclusive capotamentos. As vias receberam nova pavimentação asfáltica e muitos condutores estão abusando da velocidade e invadindo a preferencial, que é a Rua Miguel Calmon.

Para instalação do semáforo, a secretária explica que é necessário um fluxo de 600 veículos por hora na via principal e 200 na secundária. Se esse não for o caso daquele cruzamento, a Semtran vai instalar redutores de velocidade no local - tartarugas- para conter os motoristas infratores. “A prefeitura está trabalhando para tornar o trânsito mais humano, mas é preciso que a população colabore”, concluiu Fernanda Moreira.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)