Terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 17h44
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continua intensificando ações de combate e controle da dengue na Capital. Toda a sociedade está em estado de alerta com a expansão das chuvas, que contribui com o aumento dos riscos de expansão dos criadouros e a manifestação da doença. “A prefeitura dispõe do departamento de epidemiologia da Semusa onde os técnicos fazem o levantamento minucioso dos casos comprovados e suspeitos, e todas as ações de combate e controle são realizadas a partir de um planejamento estratégico” – disse o secretário adjunto da Semusa Luis Eduardo Maiorquin.
A secretaria municipal de Saúde também recebeu o reforço de 150 bombeiros no efetivo de agentes que fazem o trabalho de vistoria e de conscientização sobre a doença em todos os bairros da capital. A Semusa também recebeu o reforço da parceria com a empresa Santo Antônio Energia que viabilizou carros de fumacê, agentes de endemias e insumos para o controle endêmico.
Combatendo
A Semusa também está fazendo parte do Comitê de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue. “Estamos participando de todas as ações efetivas de combate a doença, além disso prorrogamos o calendário de trabalho dos caminhões de limpeza nos bairros para que os criadouros sejam eliminados das residências. São oito carros com dois auxiliares fazendo a coleta de recipientes que acumulam água e se tornam propícios para a reprodução do vetor” – disse Maiorquin.
Na rotina de trabalho nos bairros o efetivo de combate a Dengue conta com 20 agentes vindos da empresa Santo Antônio Energia, 26 agentes de endemias da rede municipal e até próxima semana haverá a adesão de mais 150 bombeiros. Como estratégia de combate a doença a Semusa tem ainda uma equipe de Ponto Estratégico, com 1 supervisor e 8 agentes de endemias, que fazem visitas em locais como borracharias e ferro velhos. Além de desfazer os criadouros, os técnicos fazem o serviço de pulverização com bombas de fumacê.
Monitoramento do MS
Junto à equipe da Semusa está o consultor do Ministério da Saúde (MS), Carlos Melo, que nesta semana está acompanhando o controle vetorial para manejo das ações na capital. Antes dele dois consultores do MS fizeram o trabalho de assistência ao paciente e a organização do monitoramento. “Com o levantamento vetorial podemos eleger critérios para ações de combate priorizando a realidade local já diagnosticada pela Semusa” – explicou o consultor.
Carlos Melo ressaltou ainda que está sendo feito uma busca ativa de casos suspeitos de Dengue nos quatro pronto atendimentos da prefeitura, Hamilton Gondim, Ana Adelaide, Manoel Amorim de Matos e José Adelino. Nesta segunda feira,11, a secretaria municipal participou de uma reunião com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura E Agronomia de Rondônia (Crea) para definir mais ações de combate a doença no setor da construção civil, no qual os focos são notórios e se avolumam. O conselho será um catalisador de informações no segmento para trabalhar em parceria no combate a doença. Através do Núcleo de Educação em Saúde, a Semusa ainda disponibiliza para as entidades civis organizadas e estudantes, material educativo sobre a doença, como cartazes, panfletos e vídeos instrutivos. Os técnicos da secretaria também realizam palestras em escolas, postos de saúde e associações.
Fonte: Aurimar Lima
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a