Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura reforça combate e controle da dengue em Porto Velho



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continua intensificando ações de combate e controle da dengue na Capital. Toda a sociedade está em estado de alerta com a expansão das chuvas, que contribui com o aumento dos riscos de expansão dos criadouros e a manifestação da doença. “A prefeitura dispõe do departamento de epidemiologia da Semusa onde os técnicos fazem o levantamento minucioso dos casos comprovados e suspeitos, e todas as ações de combate e controle são realizadas a partir de um planejamento estratégico” – disse o secretário adjunto da Semusa Luis Eduardo Maiorquin.

A secretaria municipal de Saúde também recebeu o reforço de 150 bombeiros no efetivo de agentes que fazem o trabalho de vistoria e de conscientização sobre a doença em todos os bairros da capital. A Semusa também recebeu o reforço da parceria com a empresa Santo Antônio Energia que viabilizou carros de fumacê, agentes de endemias e insumos para o controle endêmico.

Combatendo 

A Semusa também está fazendo parte do Comitê de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue. “Estamos participando de todas as ações efetivas de combate a doença, além disso prorrogamos o calendário de trabalho dos caminhões de limpeza nos bairros para que os criadouros sejam eliminados das residências. São oito carros com dois auxiliares fazendo a coleta de recipientes que acumulam água e se tornam propícios para a reprodução do vetor” – disse Maiorquin. 

Na rotina de trabalho nos bairros o efetivo de combate a Dengue conta com 20 agentes vindos da empresa Santo Antônio Energia, 26 agentes de endemias da rede municipal e até próxima semana haverá a adesão de mais 150 bombeiros. Como estratégia de combate a doença a Semusa tem ainda uma equipe de Ponto Estratégico, com 1 supervisor e 8 agentes de endemias, que fazem visitas em locais como borracharias e ferro velhos. Além de desfazer os criadouros, os técnicos fazem o serviço de pulverização com bombas de fumacê.

Monitoramento do MS 

Junto à equipe da Semusa está o consultor do Ministério da Saúde (MS), Carlos Melo, que nesta semana está acompanhando o controle vetorial para manejo das ações na capital. Antes dele dois consultores do MS fizeram o trabalho de assistência ao paciente e a organização do monitoramento. “Com o levantamento vetorial podemos eleger critérios para ações de combate priorizando a realidade local já diagnosticada pela Semusa” – explicou o consultor.

Carlos Melo ressaltou ainda que está sendo feito uma busca ativa de casos suspeitos de Dengue nos quatro pronto atendimentos da prefeitura, Hamilton Gondim, Ana Adelaide, Manoel Amorim de Matos e José Adelino. Nesta segunda feira,11, a secretaria municipal participou de uma reunião com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura E Agronomia de Rondônia (Crea) para definir mais ações de combate a doença no setor da construção civil, no qual os focos são notórios e se avolumam. O conselho será um catalisador de informações no segmento para trabalhar em parceria no combate a doença. Através do Núcleo de Educação em Saúde, a Semusa ainda disponibiliza para as entidades civis organizadas e estudantes, material educativo sobre a doença, como cartazes, panfletos e vídeos instrutivos. Os técnicos da secretaria também realizam palestras em escolas, postos de saúde e associações.

Fonte:  Aurimar Lima

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)