Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 16h11
O projeto que a prefeitura está elaborando para melhorar o trânsito da capital foi apresentado nesta semana pela secretaria municipal de transporte e trânsito (Semtran), durante o 1° Seminário do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho (PMob/PV). Com o plano a prefeitura, pretende ter em mãos — para os próximos 10 anos, no mínimo — um documento que norteie os investimentos futuros, como também as ações do município nessa área.
No evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), foi mostrado o trabalho que será realizado na primeira etapa de elaboração do PMob/PV, que consistirá no levantamento de todas as vias públicas e equipamentos existentes na capital.
Com valor estimado em R$ 1,15 milhões, o plano será financiado pelo Subprograma de Apoio à prefeitura de Porto Velho, dentro do Programa de Compensação Social da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Para a secretária da Semtran, Fernanda Moreira, o plano é importante para organizar o setor que já começa a apresentar problemas. “Com essa iniciativa queremos trabalhar melhor essa questão do transporte e trânsito em Porto Velho. Hoje, em função do crescimento da cidade, temos o reflexo direto das grandes obras que estão sendo realizadas, principalmente pela prefeitura. O sistema viário da cidade está saturado e precisa ser melhorado, para evitar os transtornos que ocorrem, como os congestionamentos em diversos pontos da cidade e também o número de acidentes que precisam ser reduzidos, o que só será possível com um sistema de Mobilidade Urbana Sustentável”, disse a secretária.
Fernanda Moreira explicou ainda, que essa nova estratégia que a prefeitura de Porto Velho irá implantar no trânsito da capital, é o resultado de um conjunto de políticas de transportes e de circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático do espaço urbano, priorizando as modalidades de transporte coletivo e não motorizado, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.
No seminário foram realizadas três palestras. A primeira, com o tema “Acessibilidade, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana”, foi ministrada pelo professor-mestre da Universidade Federal de Goiás, Rone Evaldo Barbosa, membro do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pesquisador convidado do PMob/PV. “Engenharia Territorial: Uma Perspectiva para Porto Velho” foi a palestra proferida pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, também pesquisadora convidada do projeto. O coordenador e o gerente do PMob/PV, George Lavor e Rodrigo Cruz, respectivamente, palestraram sobre o tema Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)