Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza 'Cuidando de quem cuida'


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho via Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou a atividade “Mulheres da Semusa, cuidando de quem cuida” que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Igreja São Luiz Gonzaga, no bairro Pedacinho de Chão.

Na oportunidade, o órgão reuniu aproximadamente 50 servidoras lotadas na área urbana da Capital e nos distritos (Nazaré, Extrema, Calama, São Carlos, Vista Alegre do Abunão e Nova Califórnia). Na abertura, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans, e a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo. O evento tinha como objetivo oferecer às funcionárias palestras com especialistas e médicos de várias áreas da saúde. Os temas foram desde a Lei Maria da Penha até qualidade de vida e alimentação saudável.  

“Tenho bastante segurança para dizer que esta administração não se preocupa só com um segmento da sociedade. O prefeito Roberto Sobrinho me disse que tem que se preocupar com negros, brancos, indígenas, enfim, todos as pessoas que vivem em nosso município. Esta atividade tem como principal meta, cuidar de quem cuida da saúde da população. Afinal, a grande maioria das nossas colaboradoras é formada por mulheres”, afirma Sid Orleans.

“É de grande valia a Coordenadoria participar deste evento. É muito importante que as mulheres fiquem de mãos dadas para enfrentar as adversidades que encontramos no dia-a-dia, mas também temos que receber atenção em determinados momentos, como este. Quem ganha são todas as servidoras da Semusa”, diz Mara Regina Araújo.

Após a cerimônia de abertura dos trabalhos, a diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Ida Peréa, conduziu uma palestra com o tema “Planejamento Familiar”. “É importante que as famílias programem-se para ter seus filhos. Na correria do dia-a-dia, fica difícil você dar uma boa educação para eles. Então, para evitar problemas, é fundamental que os pais se preparem para receber um ser tão especial, que é um bebê”, afirma Peréa. 

     As mulheres coletaram material para fazer exames preventivos, com acesso a preservativos e folderes sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Elas também tiveram um atendimento especial do Senac que disponibilizou vários profissionais da beleza para arrumar cabelos e unhas, além de massagem e ginástica para aliviar o estresse diário, junto com um show dos músicos da Escola de Música Municipal Jorge Andrade.  

     O dia dedicado à mulher teve o apoio de parceiros como o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (Sindur) que vai distribuiu cartilhas com a história do Dia Internacional da Mulher, Senac, Escola Técnica Simone Araújo, CMDDM, Casa Amparo, Sintero, Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Fundação Iaripuna e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)