Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza 'Cuidando de quem cuida'


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho via Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou a atividade “Mulheres da Semusa, cuidando de quem cuida” que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Igreja São Luiz Gonzaga, no bairro Pedacinho de Chão.

Na oportunidade, o órgão reuniu aproximadamente 50 servidoras lotadas na área urbana da Capital e nos distritos (Nazaré, Extrema, Calama, São Carlos, Vista Alegre do Abunão e Nova Califórnia). Na abertura, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans, e a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo. O evento tinha como objetivo oferecer às funcionárias palestras com especialistas e médicos de várias áreas da saúde. Os temas foram desde a Lei Maria da Penha até qualidade de vida e alimentação saudável.  

“Tenho bastante segurança para dizer que esta administração não se preocupa só com um segmento da sociedade. O prefeito Roberto Sobrinho me disse que tem que se preocupar com negros, brancos, indígenas, enfim, todos as pessoas que vivem em nosso município. Esta atividade tem como principal meta, cuidar de quem cuida da saúde da população. Afinal, a grande maioria das nossas colaboradoras é formada por mulheres”, afirma Sid Orleans.

“É de grande valia a Coordenadoria participar deste evento. É muito importante que as mulheres fiquem de mãos dadas para enfrentar as adversidades que encontramos no dia-a-dia, mas também temos que receber atenção em determinados momentos, como este. Quem ganha são todas as servidoras da Semusa”, diz Mara Regina Araújo.

Após a cerimônia de abertura dos trabalhos, a diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Ida Peréa, conduziu uma palestra com o tema “Planejamento Familiar”. “É importante que as famílias programem-se para ter seus filhos. Na correria do dia-a-dia, fica difícil você dar uma boa educação para eles. Então, para evitar problemas, é fundamental que os pais se preparem para receber um ser tão especial, que é um bebê”, afirma Peréa. 

     As mulheres coletaram material para fazer exames preventivos, com acesso a preservativos e folderes sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Elas também tiveram um atendimento especial do Senac que disponibilizou vários profissionais da beleza para arrumar cabelos e unhas, além de massagem e ginástica para aliviar o estresse diário, junto com um show dos músicos da Escola de Música Municipal Jorge Andrade.  

     O dia dedicado à mulher teve o apoio de parceiros como o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (Sindur) que vai distribuiu cartilhas com a história do Dia Internacional da Mulher, Senac, Escola Técnica Simone Araújo, CMDDM, Casa Amparo, Sintero, Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Fundação Iaripuna e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl