Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 14h38
O distrito de União Bandeirantes, localizado a 160 quilômetros de Porto Velho, comemora o aumento da produção da banana, que já chega a 40 mil cachos por mês e o desenvolvimento de novas culturas, como a macaxeira, café, arroz, milho, melancia e folhagens.
O administrador do distrito, José Aparecido de Olive
ira (o Cido), que há dez anos mora no lugar, e há cinco está a frente da administração, explica que o apoio da prefeitura de Porto Velho está sendo fundamental para este crescimento. “Há seis anos, União Bandeirantes vivia praticamente isolada, as poucas produções eram escoadas com muita dificuldade, pois não tínhamos estradas, e era preciso pagar atravessadores. Temos um solo fértil onde tudo que plantamos evolui, mas era preciso investimento. E hoje temos um grande avanço, pois a atual administração olhou para este lado da cidade e abriu estradas, doou máquinas para a implantação de agroindústrias, onde foi preciso corrigir o solo, foi feito, e as produções agrícolas triplicaram”, disse Cido.
O administrador destaca que através da secretaria municipal de agricultura, foi possível instalar sete agroindústrias. “A prefeitura entregou seis máquinas para o beneficiamento de arroz e uma despopadeira para a associação dos produtores rurais de União Bandeirantes. com os investimentos cerca de quatro mil famílias estão sendo beneficiadas”, completou.
Cido ressaltou que hoje os caminhões da prefeitura levam os produtos do distrito para a Feira do Produtor. “Ali podem vender seus produtos, garantem sua renda e não precisam pagar atravessadores”, relatou.
Outro ponto destacado foi o crescimento da produção do café. “Temos hoje em toda a extensão de União Bandeirantes um total de dez milhões de pés de café plantados, e em breve o distrito se tornará um grande produtor também nesta área”, disse.
Ele lembrou ainda que a fruticultura também avança. “As perspectivas são as melhores para este ano. União Bandeirantes tem grande potencial para produzir diversas culturas e as parcerias que cada dia são maiores nos conduzem ao desenvolvimento”, finalizou.
Novas parcerias
Na sexta-feira (11/02) o prefeito Roberto Sobrinho, propôs uma reunião visando o fortalecimento do setor primário, e consequentemente da economia no setor rural de Porto Velho. Na avaliação do prefeito a parceria com o governo estadual será um importante aliado para garantir a instalação de mais agroindústrias, e também, a viabilidade de projetos que possibilitem o incremento da piscicultura, bovinocultura leiteira e aumento da produção agrícola. Para o secretário da Semagric José Wildes, “estreitar o diálogo com o Executivo estadual em busca de benefícios para o setor rural possibilitará a valorização da produção local”.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Medeiros
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)