Domingo, 18 de maio de 2008 - 17h52
0s pequenos produtores da estrada dos Periquitos (setor chacareiro de Porto Velho) começam a se preparar para melhorar o sistema de produção e atender a demanda no período de instalação das hidrelétricas. Numa parceria com o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Prefeitura capacitou 24 pequenos produtores.
Eles receberam capacitação na área de viveiros comunitários para a produção de mudas frutíferas e produção de hortaliças, usando a tecnologia de estufa (plasticultura). Através deste sistema, serão produzidos dois mil pés de alface e cheiro-verde, para atender principalmente o canteiro de obras da hidrelétrica de Santo Antônio.
O viveiro comunitário terá capacidade de produzir 10 mil mudas que serão utilizadas no programa de recuperação de áreas degradas, trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura com a gradagem e distribuição de calcário para vários produtores.
Durante o encerramento do curso no final desta semana, o prefeito Roberto Sobrinho disse que, levar capacitação e tecnologia aos pequenos produtores é uma das ações da prefeitura para estimular os produtores a produzirem em grande escala e com maior qualidade. É importante destacar que este é um investimento que possibilita aos produtores atender não apenas ao canteiro de obras, mas ao mercado local e externo, disse o prefeito.
Roberto aproveitou a ocasião para lembrar que no início da administração eram muitos os pedidos dos produtores, mas, com a melhoria de estradas, recuperação de áreas degradadas e capacitação, o setor agrícola do município passa a ter um outro papel na produção local.
A secretária de agricultura, Josélia Saraiva, destacou a parceria entre as várias entidades associadas ao interesse dos produtores como fator preponderante para o sucesso do projeto. Iniciamos o projeto nesta área, mas iremos levá-lo a outros setores desde que haja interesse dos produtores, destacou a secretária.
O conselheiro municipal de agricultura, Luis Pires de Abunã, falou sobre a experiência dos pequenos agricultores do distrito. Eles montaram pólos de produção de melancia, abacaxi e maracujá, e o resultado é a melhoria na renda dos produtores. A nossa renda tem melhorado e isto somente tem sido possível porque a Prefeitura, em parceria com estas entidades, começou a dar um outro tratamento à agricultura do município. Os produtores decidiram se unir e mostrar que têm capacidade para melhorar sua produção, enfatizou Pires.
Participaram do evento o deputado estadual Ribamar Araújo, Josciney Viana (gerente do Senar), Nina Kátia (diretora de educação profissional do Senac), além de representantes do Conselho Municipal de Agricultura e dos pequenos produtores.
Fonte: Ascom
Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho
Começaram nesta quinta-feira (16) as entregas dos kits aos participantes inscritos na 3ª Corrida da Democracia, promovida pela Assembleia Legislat
Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com voto de louvor
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) concederá voto de louvor a aproximadamente 400 jornalistas e servidores da imprensa rondoniense, em reconhecim
Deputado Alex Redano anuncia Projeto Levando Saúde para Porto Velho e Vale do Jamari
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos), reúne a imprensa na próxima quinta-fe
Alero aprova PL que libera R$12,5 milhões para programas essenciais da educação estadual
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) 961/25 , de autoria do Poder Executivo, que autori