Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura prepara produtores para atender canteiro de obras



0s pequenos produtores da estrada dos Periquitos (setor chacareiro de Porto Velho) começam a se preparar para melhorar o sistema de produção e atender a demanda no período de instalação das hidrelétricas.  Numa parceria com o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Prefeitura capacitou 24 pequenos produtores.

Eles receberam capacitação na área de viveiros comunitários para a produção de mudas frutíferas e produção de hortaliças, usando a tecnologia de estufa (plasticultura). Através deste sistema, serão produzidos dois mil pés de alface e cheiro-verde, para atender principalmente o canteiro de obras da hidrelétrica de Santo Antônio.

O viveiro comunitário terá capacidade de produzir 10 mil mudas que serão utilizadas no programa de recuperação de áreas degradas, trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura com a gradagem e distribuição de calcário para vários produtores.

Durante o encerramento do curso no final desta semana, o prefeito Roberto Sobrinho disse que, levar capacitação e tecnologia aos pequenos produtores é uma das ações da prefeitura para estimular os produtores a produzirem em grande escala e com maior qualidade. “É importante destacar que este é um investimento que possibilita aos produtores atender não apenas ao canteiro de obras, mas ao mercado local e externo”, disse o prefeito.

Roberto aproveitou a ocasião para lembrar que no início da administração eram muitos os pedidos dos produtores, mas, com a melhoria de estradas, recuperação de áreas degradadas e capacitação, o setor agrícola do município passa a ter um outro papel na produção local.

A secretária de agricultura, Josélia Saraiva, destacou a parceria entre as várias entidades associadas ao interesse dos produtores como fator preponderante para o sucesso do projeto. “Iniciamos o projeto nesta área, mas iremos levá-lo a outros setores desde que haja interesse dos produtores”, destacou a secretária.

O conselheiro municipal de agricultura, Luis Pires de Abunã, falou sobre a experiência dos pequenos agricultores do distrito. Eles montaram pólos de produção de melancia, abacaxi e maracujá, e o resultado é a melhoria na renda dos produtores. “A nossa renda tem melhorado e isto somente tem sido possível porque a Prefeitura, em parceria com estas entidades, começou a dar um outro tratamento à agricultura do município. Os produtores decidiram se unir e mostrar que têm capacidade para melhorar sua produção”, enfatizou Pires.

Participaram do evento o deputado estadual Ribamar Araújo, Josciney Viana (gerente do Senar), Nina Kátia (diretora de educação profissional do Senac), além de representantes do Conselho Municipal de Agricultura e dos pequenos produtores. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres