Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura prepara pacote para trânsito de Porto Velho



Prefeitura vai firmar  convênio com a Polícia Militar e com o DETRAN, visando fortalecer a fiscalização da frota de cerca de 160 mil veículos que trafegam diariamente pelas ruas da Capital


A desorganização do trânsito de veículos em Porto Velho está com os dias contados. Para combater os gargalos que infernizam a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, a prefeitura está preparando um pacote de ações voltadas especificamente para o ordenamento do tráfego de veículos e de pessoas na Capital.

Além de organizar o setor, um dos principais objetivos do prefeito Roberto Sobrinho é tirar Porto Velho da incômoda liderança no ranking das capitais com maior número de vítimas fatais causadas por acidente de trânsito. O estudo, que mede a taxa de mortalidade proporcional ao número de veículos em circulação na cidade, é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por este estudo, só no ano passado Porto Velho registrou 124 mortes decorrentes de violência no trânsito somente na área urbana, excluindo os números de mortes na BR-364. Quando computados estes números, a taxa de fatalidade dobra. A maioria dos acidentes envolve carros e motocicletas. De cada cinco mortes, uma é de pedestre.

O prefeito passou a manhã toda de quinta-feira (14) reunido com o procurador-geral do município, Mário Jonas; com a Secretária Municipal de Transportes, Fernanda Moreira; com o secretário de Planejamento, Sérgio Pacífico, com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio e com a engenheira de trânsito da Semtran, Nirce da Cunha Machado, para discutir pontos do pacote de ações que está pronto para ser discutido com a sociedade.

Roberto Sobrinho está convidando autoridades do Ministério Público, da Polícia Militar, do Detran, e representantes de entidades ligadas ao trânsito, cerca de 14 pessoas, para uma mesa redonda a ser realizada no dia 29, para apresentação das propostas da prefeitura, com o objetivo de colher sugestões que possam enriquecer o conjunto de ações já definidas.

 


Quatro eixos

De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, o pacote sugerido pela prefeitura tem quatro grandes eixos: campanhas educativas, sinalização, reengenharia do trânsito e fiscalização.

Uma das primeiras medidas pretendidas é firmar convênio com a Polícia Militar e com o DETRAN, visando fortalecer a fiscalização da frota de cerca de 160 mil veículos que trafegam diariamente pelas ruas da Capital. Além disso, o prefeito autorizou a realização de concurso para a contratação de agentes de trânsito, que deve ser realizado em agosto.


Alterações

Entre as mudanças propostas está a transformação de Prudente Moraes em mão dupla no trecho da Rio de Janeiro à BR-364; abertura de via auxiliar na avenida Imigrantes dando acesso direto ao Hospital de Base, Detran  e Aeroporto; implantação de preferencial na rua Duque de Caxias, da Presidente Dutra a Jorge Teixeira; implantação de corredor exclusivo para ônibus na avenida 7 de Setembro; abertura do canteiro central, com instalação de semáforos, no cruzamento da Brasília com a Nações Unidas; fechamento do canteiro central da Vieira Caúla em três pontos; implantação de mão única na Calama com novas alterações no quadrilátero do Shopping; implantação de ciclovias na Caúla, Mamoré e estrada do Santo Antônio, implantação de ciclofaixa na avenida Rio de Janeiro; implantação de semáforos inteligentes nos cruzamentos mais movimentados que registram congestionamentos, regulamentação de estacionamentos; regulamentação de horário de carga e descarga de mercadorias no centro da cidade e construção de viadutos e marginais ao longo do trecho urbano da BR-364, cuja licitação será realizada nesta sexta-feira (15).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)