Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura prepara equipe para inicio das atividades no Cica


 A
prefeitura de Porto Velho já prepara o reinício das atividades no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), na Avenida Rio Madeira, próximo da Sete de Setembro, bairro Nova Porto Velho, programada para a segunda semana de fevereiro. O trabalho é feito pela secretaria municipal de Assistência Social (Semas) e tem por objetivo desenvolver atividades socioeducativas com jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária adjunta da Semas, Edna de Vasconcelos, nesse período de recesso a prefeitura está elaborando o planejamento das atividades para 2011, realiza visitas domiciliares às famílias assistidas (por meio de técnicos da Semas) e promove a capacitação da equipe de educadores que trabalham no Cica. “Nosso objetivo é desenvolver as potencialidades dessas crianças e jovens, ensinando-os novos hábitos e novas culturas, com vistas à melhoria da qualidade de vida”, declarou.

Edna de Vasconcelos informou que o Cica desenvolve ação continuada com crianças e jovens inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Projovem Adolescente; crianças assistidas pelo Bolsa Família e menores infratores que cumprem medidas socioeducativas. “Eles têm aulas de capoeira, dança, musicalização, judô e grafitagem, dentre outras atividades, conforme a aptidão de cada uma”, explica a secretária. Além disso, participam de diversas atividades esportivas.

Em 2010, o Cica encerrou suas atividades com 200 crianças e jovens. Para 2011, a meta é chegar aos 300. O local também atende crianças e adolescentes que estão nos abrigos Casa Moradia, Casa da Juventude, Casa de Passagem Cosme e Damião e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo três na zona Leste, um na zona Sul e outro no bairro São Sebastião.

Famílias

Além de atender jovens e crianças, a prefeitura através do Cica, realiza trabalho socioeducativo com as famílias que participam de várias palestras e oficinas durante o ano. “As crianças não podem ficar isoladas, por isso, também é muito importante o trabalho com as famílias dos alunos”, comenta.

Conforme a secretária, o plano de ação para 2011 está sendo preparado em conjunto com os pais. A idéia é desenvolver novas atividades, tanto com as crianças e jovens, quanto com as suas famílias.

Recadastramento

O cadastramento e recadastramento de crianças e jovens para participarem das atividades no Cica acontecem o ano todo. Basta que os interessados procurem o local durante o horário comercial, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, a partir da segunda semana de fevereiro. O atendimento é inteiramente gratuito.

Balanço

Na avaliação de Edna de Vasconcelos, o Cica atingiu as metas estabelecidas para 2010, com o cumprimento integral do plano de ação. “Cumprimos com as atividades socioeducativas e culturais, os alunos obtiveram bom desempenho, foram motivados e assimilaram o aprendizado.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)